41% das vagas são para Gerente E-commerce: a Gestão Comercial na vanguarda!

41% das vagas são para Gerente E-commerce: a Gestão Comercial na vanguarda!

Para enfrentar o atual cenário econômico mundial, as empresas estão criando estratégias cada vez mais arrojadas entre as áreas de marketing e vendas. Além disso, o crescimento das inovações, ferramentas e os avanços tecnológicos têm criado novas funções, que requerem profissionais altamente qualificados e bem preparados. O que é o caso do Gerente de E-Commerce. De acordo com a Revista Exame, é a área com maior número de vagas: 41% (https://exame.abril.com.br/carreira/10-profissionais-do-e-com-futuro-que-ja-ganham-ate-r-26-mil-no-brasil/ ).

Por incrível que pareça, as empresas de recrutamento são categóricas:  está difícil encontrar pessoas qualificadas e abertas ao novo modus operandi da profissão. Segundo pesquisa da empresa americana Capital One, 76% dos pequenos empresários não sabem lidar com os desafios do marketing e vendas, especialmente na era digital – panorama similar ao que ocorre no Brasil.

Na Gestão Comercial, o segredo está na capacidade de empoderar equipes de vendas e criar estratégias para aumentar a competitividade dos negócios. Entretanto, é imprescindível a implementação de automação de processos, como por exemplo, softwares de CRM, ferramentas de automação de marketing e sites inteligentes. O gestor deve ter em mente não somente a necessidade do planejamento, mas da medição constante de dados e resultados, através de métricas e indicadores. São esses números que irão nortear se o plano de negócio está funcionando ou se deve ser modificado. Ou seja, uma gestão comercial muito bem feita ajuda a aumentar vendas e reduzir custos operacionais.

O que o Gestor Comercial em E-commerce faz?

A Revista Você S/A explica que, fora o planejamento estratégico bem elaborado, o profissional que atua principalmente em redes de varejo, bens de consumo, produtos físicos e serviços online, é responsável pelo supply chain do e-commerce, por todo canal de vendas – desde estruturação do site, precificação e portfólio até o ciclo de entrega e satisfação do cliente. O salário pode chegar a R$ 20 mil reais.

De acordo com o Guia da Carreira (https://www.guiadacarreira.com.br/ ), o curso de Gestão Comercial envolve principalmente disciplinas de economia e finanças, tecnologias organizacionais, comércio e logística, ferramentas de informática, estratégias de marketing, relações interpessoais, relacionamento com o cliente, tributação e legislação e ética. Já um MBA em Gestão Comercial ajuda a desenvolver no aluno uma visão integrada e estratégica das atividades comerciais (http://www.conexao.com/fgv/mba/52/mba-em-gestao-comercial).

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