5 dicas essenciais para ser um líder do século XXI

Assim como os negócios se modificaram nas últimas décadas, o perfil do líder também passou por uma transição. O que no século XX ficou marcado por uma presença autoritária e de status, agora o peso maior é de uma visão humanizada e de valorização do coletivo

O líder do século XXI tem que inspirar a equipe. Ser exemplo para gerar confiança e entusiasmo no time. Como as novas gerações já nascem praticamente dominando dois idiomas e os recursos tecnológicos, o líder do século XXI precisa ir além, com características diferenciadas, como as cinco que mostraremos neste post. Confira!

  • Habilidade para se adaptar
    Atualmente, as pessoas não conseguem viver sem o aplicativo WhatsApp. Mas saiba que ele existe há apenas dez anos. O que isso quer dizer? Que tudo ao nosso redor muda em uma velocidade muito rápida. No mundo corporativo não é diferente.
    O perfil dos negócios deixou a oferta de lado e encontrou a demanda. O produto perdeu espaço para o cliente e a padronização foi vencida pela inovação. São fatores que estão nitidamente ligados com um perfil extremamente necessário ao líder do século XXI: a habilidade para se adaptar.
    Os softwares e plataformas ocuparam inúmeras vagas, as métricas auxiliam nas tomadas de decisões e os colaboradores precisavam ser valorizados para produzirem melhor.
    Portanto, o líder de destaque é capaz de mudar rapidamente, se adaptando de acordo com as alterações na rotina, das necessidades da equipe às metas da empresa.

  • Formação humanística
    A era pós-autoritária exige que as lideranças obtenham conhecimentos bem além do que os fornecidos dentro da sala de aula. É preciso investir na formação holística com foco no ser humano.
    Assim, o aprendizado precisa ser constante, pelo resto da vida, em áreas distintas, e não simplesmente somente na técnica. Agora, há uma necessidade de aliar gestão e cultura.
    Além disso, o líder do século XXI tem o desafio de motivar os colaboradores e ainda auxiliar nas pendências emocionais e psíquicas, ou seja, a formação humanística é fundamental na valorização do ser humano.

  • Capacidade para servir
    Líderes que só mandam são odiados e estão em fase de extinção no mercado de trabalho. Os colaboradores querem alguém que seja exemplo, que inspire e que vista a camisa do time com a equipe.
    Por isso, a capacidade para servir é fundamental para o líder do século XXI. Caso contrário, dificilmente haverá empatia e uma conexão rumo ao desenvolvimento da empresa e também de cada um como profissionais e pessoas. 

  • Atualização constante
    A atualização constante é uma dica não só para os líderes, mas para todos os profissionais. Em qualquer atividade profissional, quem não encontra diferenciais fica defasado. E o mercado não perdoa.
    Exemplo é o alto índice de desemprego. A maior parte entra no cenário de desalento (que já desistiu de procurar uma vaga) justamente pelo fato de não ter se qualificado adequadamente ao longo dos anos.
    Portanto, busque sempre cursos, participe de seminários, faça pós-graduações e mantenha um networking. Sabendo-se que o líder deve ser um exemplo, o melhor ensinamento é a prática por meio do estudo e uma formação contínua.

  • Excelência na comunicação
    A comunicação é essencial na função de um líder. Isso porque ele precisa ser compreendido no momento de explicar as demandas e objetivos de cada projeto. Além disso, ser acessível também se faz necessário.
    Afinal, quem fica preso em uma redoma de vidro, distante da realidade da equipe, acaba perdendo o controle da situação. Com uma comunicação de qualidade, é possível manter a objetividade e clareza, aspectos fundamentais no sucesso empresarial.     
    Como você pôde perceber, o líder do século XXI deve ser uma pessoa com visão ampla e antenada nas tendências. Seguindo as nossas dicas, certamente você também vai se destacar em sua área. Mantenha o foco e acredite!

E aí, gostou deste post? Então curta a nossa página no Facebook e fique sempre bem informado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *