Aeroporto de Guarulhos: veja a importância para cidade e região!

Aeroporto de Guarulhos: veja a importância para cidade e região!

Funcionando 24 horas, o aeroporto internacional de Guarulhos é uma potência que auxilia imensamente a economia não só da cidade como da região metropolitana de São Paulo e também do Brasil como um todo.

Assim como outros setores, foi atingido em cheio pela pandemia do coronavírus, mas os voos já aumentaram consideravelmente nos últimos meses.

Para você ter uma ideia, em maio houve a movimentação de 3.971 aeronaves, com a circulação de 316.793 passageiros. Já em setembro, o número de aeronaves que chegaram ou partiram do Gru Airport saltou para 11.316, com a presença de 1.372.941 passageiros, estatística bem melhor, sinalizando uma retomada da economia.

Apesar dos números ainda estarem longe da realidade, em janeiro a movimentação contou com 4.233.709 passageiros e 27.356 aeronaves, o aeroporto já está em uma situação bem melhor e sinaliza que os negócios estão fluindo, mesmo com toda a problemática da Covid-19 ao redor do mundo.

 

Veja a história do aeroporto

Considerado o maior aeroporto da América Latina, a operação na cidade foi iniciada no dia 20 de janeiro de 1985, tendo várias extensões ao longo dos anos. Desde 2012, o aeroporto é administrado pela iniciativa privada em um consórcio que detém 51% da participação acionária. Os 49% restantes estão sob responsabilidade da Infraero.

O contrato de concessão é válido por 20 anos e, atualmente, o local é conhecido como Gru Airport. Os terminais foram modernizados em seus 14 Km de extensão e o número de lojas aumentou consideravelmente nos últimos anos. Antes da pandemia do coronavírus, operavam no local 41 companhias aéreas, partindo para mais de 100 destinos.

Para você ter uma ideia da importância do aeroporto foram transportados 36,6 milhões de passageiros somente em 2016. No entanto, a capacidade suporta aumentar esse número para até 50,5 milhões de passageiros por ano, ou seja, a operação está totalmente preparada para um crescimento surpreendente, caso a demanda se apresente.

 

Números do Gru Airport

Cerca de 33 mil funcionários atuam no aeroporto internacional de Guarulhos. São equipes de segurança, terceirizados, equipes das companhias aéreas, do governo federal, entre outras. Antes da pandemia, a movimentação registrava uma média de 250 mil pessoas por dia.

Trata-se de uma verdadeira cidade que conta com inúmeras lojas, centro ecumênico, hotel com 80 quartos, sala monge, espaço de achados e perdidos, centro de controle operacional, 2.000 câmeras, monitoramento antiterrorista, embarque e desembarque automatizados, sala VIP, restaurantes e toda uma infraestrutura que auxilia no bem-estar dos passageiros.

Em 2016, o faturamento da concessionária chegou a R$ 2 bilhões. Desse valor, 50% foram direcionados ao governo em taxas de outorga. Dos voos existentes no local, 63% são nacionais e 37% internacionais. Assim, existe um mercado bem promissor para logística e Suplly Chain.

Assim, o aeroporto internacional de Guarulhos é o primeiro destino de muitos investidores que acreditam no potencial do Brasil, ou seja, quem faz um MBA na Conexão Guarulhos tem grandes chances de crescer na profissão aproveitando os negócios que surgem graças ao Gru Airport. Uma realidade que auxilia na economia da cidade, empregando muita gente direta ou indiretamente. Que o diga os motoristas de aplicativos.

Portanto, as melhoras nos números apresentadas no início do post já indicam que a economia está melhorando e tende a ficar ainda mais atrativa caso a vacina contra o coronavírus saia o mais rápido possível.

E você, gostou do nosso post? Aproveite e assine a nossa newsletter e receba todas as novidades na comodidade do seu email!

Comments are closed.