Aprenda como conduzir sua equipe ao longo da pandemia da covid-19

Aprenda como conduzir sua equipe ao longo da pandemia da covid-19

Diante das incertezas que estão reinando em todos os setores da sociedade em razão da pandemia de covid-19, os gestores também têm um papel preponderante para auxiliar suas equipes nesse momento delicado. Como as pessoas estão mais sensíveis, com medo e com o emocional abalado, a presença de um líder se faz necessária e pode ajudar no desempenho.

Com o objetivo de ajudá-lo a conduzir com maestria seus colaboradores, elaboramos este post com algumas dicas que certamente farão a diferença. Confira!  

Esteja próximo e atente-se a segurança das pessoas

Mesmo que os seus colaboradores estejam atuando de maneira remota (home office), é preciso sempre manter um relacionamento mais próximo. Nesse momento, as pessoas precisam estar seguras, ou seja, o gestor é o responsável pela saúde emocional da equipe.  

Portanto, antes de uma reunião, por exemplo, pergunte como cada um está se sentindo, se a família está protegida, situação dos filhos, pais etc. Deixe claro que você está junto na luta e vai agir para que todos se mantenham em suas funções.

Elabore um plano de ação  

A situação da economia vai demorar alguns meses para retornar ao normal. Dessa maneira, os gestores devem elaborar planos de ações focados até o terceiro trimestre de 2020.

Insira metas diárias e semanais e tenha um objetivo a longo prazo. É preciso pensar estrategicamente e ter em mente um planejamento que seja possível de ser atingido em cenários A, B, C e D. Ou seja, a adaptação vai ser uma premissa daqui em diante.

Motive a sua equipe

Ninguém está sozinho diante da pandemia de coronavírus. Por isso, alinhe-se frequentemente com a sua equipe e faça alinhamentos de planos, prioridades, sempre motivando as pessoas com um pensamento positivista.

É hora de investir na inteligência emocional, com foco na funcionalidade dos grupos virtuais. Portanto, seja parceiro!

Invista na comunicação

O momento é de pura comunicação e os conteúdos de tudo o que é visto, ouvido ou falado devem ser transparentes e com credibilidade. Oriente seu time a sempre buscar fontes confiáveis de informação e, ao se reunir com eles virtualmente, seja claro e objetivo, com otimismo e olhar realista.

Esteja sempre acessível e seja bem específico em suas mensagens. Tire as dúvidas de todos e repita os temas caso necessário. Assim, certamente haverá um melhor entendimento das demandas.

Administre a si mesmo

Para inspirar, é preciso dar o exemplo. Dessa forma, mantenha a calma e não se estresse com os demais da equipe. O equilíbrio é fundamental nesse momento.

Por isso, reserve tempo para ficar com sua família (caso seja possível) e evite preocupações excessivas. E lembre-se: estamos em um momento de profunda reflexão e mudanças de paradigmas. É preciso se adaptar!

Gostou do nosso post? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais! Informação de qualidade deve sempre ser levada adiante!

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.