Aprenda como vencer as crises pessoais

Aprenda como vencer as crises pessoais

Quem nunca passou um domingo ensolarado deitado na cama, sem energia nenhuma para aproveitar o momento de folga? Muitas vezes, o que parece ser apenas um motivo de descanso, pode maquiar um principio de depressão ou até mesmo de ansiedade. As crises pessoais são evidentes na vida de todos os seres humanos e necessitam de ações enérgicas para serem superadas. 

Em certas ocasiões, a crise pode ser entendida por suas consequências: excesso no consumo de bebidas alcóolicas, problemas no relacionamento afetivo, falta de foco e pontualidade no trabalho, problemas financeiros etc. Claro, há situações que escancaram o problema, como uma demissão ou separação conjugal. 

Nesse momento, é preciso agir com sabedoria para não piorar ainda mais a vida, como mostraremos neste post por meio de algumas dicas que podem ser praticadas por você no dia a dia. Venha conosco!

Faça uma reserva financeira   

A reserva financeira é fundamental em todas as situações da vida. Nas crises pessoais, se faz ainda mais necessária. Afinal, com ela você terá uma segurança para planejar as ações, com foco na superação do problema que se instalou. 

A dica é economizar mensalmente, fazendo uma reserva que seja equivalente a pelo menos seis meses da sua vida, tendo como base o salário atual. Pode parecer impossível para muita gente, mas com organização financeira é possível. 

Reserve uma porcentagem mensal e também parte de bonificações, décimo terceiro etc. Dessa maneira, você não ficará totalmente instável caso uma crise pessoal aconteça. 

Nunca pare de estudar

A atualização profissional por meio de cursos, MBA, pós-graduação e afins é um excelente caminho para evitar as crises pessoais, pois as oportunidades estarão sempre batendo em sua porta. 

Além disso, o networking aumenta e existe ainda a aquisição de novos conhecimentos que melhoram a sua performance, ou seja, quem se mantém atualizado fica mais entusiasmado e motivado para sempre buscar voos maiores na carreira. 

Desenvolva novas habilidades   

A crise imposta pelo novo coronavírus fez muita gente mudar de ramo ou influenciou em adaptações em negócios já existentes, como no caso do delivery para um restaurante que até então só atendia a lacarte. 

Muitas vezes, as pessoas entram em crise pessoal justamente pelo fato de não estarem felizes em suas atividades. Mas acabam “empurrando com a barriga” em razão do comodismo. 

Ao enfrentar uma crise, a mudança se torna inevitável. Portanto, vale a pena investir em novas habilidades, com foco nas atividades que você domina e tem prazer em realizar. 

Há executivos que se tornam donos de hamburguerias, administradores que abrem academias ou antigos economistas de bancos que embarcam em uma escola profissionalizante. Enfim, as possibilidades são amplas. 

A dica é sempre agir com consciência, realizando o devido planejamento e com a certeza de que você tem o Know-How para o negócio.  

Valorize-se 

O alto nível de competitividade entre as empresas muitas vezes acaba fazendo com que os profissionais fiquem com medo do desemprego, aceitando propostas com valores menores do que a capacidade técnica e pessoal exigem. 

Assim, muita gente acaba se sacrificando, mas no mais profundo âmago do ser vivencia uma frustração, o que dia após dia pode gerar um quadro de estresse ou até mesmo depressão. 

Portanto, para evitar uma crise pessoal, valorize-se e tenha plena consciência dos seus pontos fortes. Assim, certamente as crises pessoais ficarão bem distantes da sua realidade.  

Viu como é importante sempre se atualizar? Aproveite e assine agora mesmo a nossa newsletter e acompanhe nossas postagens!

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.