Autoconhecimento: a chave do sucesso profissional

Qual emprego você aceitaria se não precisasse de dinheiro? A pergunta pode soar estranha, mas é um convite para a autoanálise. Quem tem dificuldade para responder, certamente está precisando investir mais no autoconhecimento. Afinal, é um dos caminhos rumo ao sucesso profissional.

Quem se conhece é mais resolvido, confiante nas atitudes e sabe em que aspectos precisa melhorar. Ouve mais abertamente às críticas e está sempre evoluindo. Quer mergulhar nesse mundo de conhecimento? Então continue lendo!

  • Descubra o que é o autoconhecimento

A própria palavra já traz o significado: o conhecimento de si mesmo. Mas como fazer isso? Ninguém aprende na escola sobre sentimentos, autoanálise, valorização dos pontos fortes e reconhecimento dos fracos que necessitam de melhorias. A formação tecnicista muitas vezes é falha nesse sentido. A dica é cada um ir atrás de informações e práticas que estejam sintonizadas com o autoconhecimento.

É um exercício para toda a vida e deve sempre ser praticado. O autoconhecimento é fundamental para um jovem decidir que carreira seguir e também para construir uma história de sucesso.

Isso porque o conhecimento de si mesmo fará com que a pessoa busque formações e trabalhos que estejam conectados com o talento pessoal, trazendo mais satisfação e bem-estar.

Sem o devido autoconhecimento, o sentimento de derrota ou até mesmo de insatisfação profissional e pessoal sempre estará sendo alimentado.

  • Aprenda a desenvolver o autoconhecimento rumo ao sucesso profissional   

Certamente, você já sabe os seus valores, o que te causa irritação, alegria etc. E na vida profissional? Você se conhece plenamente? Uma boa dica é perguntar aos seus colegas de trabalho ou ao gestor o que acham de você e das suas habilidades. Os feddbacks são fundamentais no auxílio do autoconhecimento.

Saiba ouvir os conselhos e tenha certeza: se mais de três pessoas estão apontando algo, certamente a deficiência existe. Busque fazer atividades alternativas que ajudem no olhar mais apurado sobre si mesmo, como ioga, meditação, terapia, atividades físicas, leituras, entre outras.

Nunca se ache o dono da verdade e mantenha a atualização profissional como uma premissa em sua carreira. Viaje, conheça mais pessoas, lugares e experimente algo novo, como jardinagem, pintura, um hobby de sua preferência.

Outra atividade que contribui com o autoconhecimento é escrever em uma agenda ou em um caderno como foi o seu dia, expressando os sentimentos, o que deu certo e os pontos que precisam de melhorias. Trata-se de uma atividade essencial na correção das falhas e busca pela excelência.

  • Conheça os benefícios do autoconhecimento

Profissionais que investem no autoconhecimento sabem reconhecer as potencialidades e fragilidades tanto de si mesmo quanto de quem está a sua frente. Assim, são pessoas mais sensíveis e abertas ao diálogo.

O autoconhecimento é um ponto importantíssimo no sucesso profissional porque faz a pessoa crescer por meio da busca por melhorias, seja em cursos, vivências ou fazendo o que gosta.

Assim, a confiança aumenta assim como a motivação, pois o planejamento de carreira e de vida estarão mais sólidos, com metas e objetivos previamente estabelecidos. Portanto, saiba que o autoconhecimento é um parceiro de quem está em busca da constante evolução como profissional e ser humano.

Como a atualização profissional é uma forma de autoconhecimento, veja neste post qual pós-graduação fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *