Como empreender diante da crise?

Como empreender diante da crise?

Você já ouviu dizer que é possível fazer de um limão uma limonada? O ditado popular pode ser muito bem aplicado nesse momento delicado da economia em razão da crise imposta pelo combate ao coronavírus. Diante de tantas notícias negativas, será que ainda há como empreender? 

Apesar de todas as reviravoltas no mercado, a criatividade continua sendo a principal companheira dos brasileiros que estão reinventando as dinâmicas das relações comerciais. Para ajudar você a não abandonar o sonho de empreender, elaboramos este post com algumas dicas imperdíveis. Confira! 

Invista no delivery e no digital 

O comércio já está abrindo aos poucos em milhares de cidades, mas uma situação é certa: quem não investir no digital e sistemas de delivery dificilmente vai obter sucesso, principalmente em setores de alimentação, cosméticos, bebidas etc. 

Mesmo que os casos de covid-19 cessem, as pessoas continuarão com medo e vão priorizar as compras online ou por meio do sistema de delivery. 

Portanto, se você pretende abrir um negócio nos próximos meses, invista em um bom e-commerce e tenha todas as plataformas digitais para realizar atendimentos de qualidade e com rapidez. Os clientes querem praticidade, conforto e bons produtos sejam eles alimentícios ou não. 

Faça uma pesquisa de mercado     

Se antes do coronavírus a pesquisa de mercado já era extremamente importante, agora é essencial. Com ela, você vai saber qual o melhor ramo de atividade para investir, local de instalação, concorrência ao redor, enfim, obterá informações que ajudarão a manter o negócio com boas perspectivas de lucro. 

Uma sorveteria que venda açaí, sucos naturais e lanches artesanais, por exemplo, se encaixaria muito bem em uma esquina bem movimentada, mas uma choperia nem tanto, pois esse segundo ramo de atividade tem mais dificuldades nas entregas. 

Assim, agora é preciso mais do que nunca do chamado “pulo do gato”, ou seja, olhar estratégico e empreendedor que seja focado na realidade do mercado em que pretende investir. 

Saiba fazer  

As mudanças impostas pela covid-19 vão influenciar na necessidade de mais qualidade em tudo que se faz e vende, ou seja, quem não for do ramo, é melhor nem se arriscar. Sendo assim, só abra um negócio se você ou algum sócio dominar realmente a atividade. 

Teste antes seus produtos e busque ao máximo as informações necessárias para não ter surpresas desagradáveis. Peça avaliações de outros profissionais e estude o que for fazer. 

Portanto, se você for abrir uma doceria saiba que é fundamental conhecer não só de gestão como também de receitas. Claro, parcerias podem ser firmadas, mas é importantíssimo que cada integrante seja de determinado ramo do conhecimento referente ao negócio. 

Agregue valor ao seu negócio  

Se a concorrência está mais acirrada nesse momento, o que fazer para se diferenciar? Você pode criar programas de fidelidade, fechar parcerias com outros empreendedores, criar promoções, destinar mimos, enfim, explore a criatividade. 

Outra orientação essencial é o devido planejamento de tudo o que for feito, com investimentos muito bem pensados. Negocie com os fornecedores, dono do imóvel, da franquia, enfim, faça o seu dinheiro ter um poder neste período de crise. 

No mais, não deixe de ouvir a sua intuição e acredite. Afinal, quem se mantiver otimista e com os pés no chão certamente vai superar essa instabilidade, criando novas oportunidades para empreender com sucesso e muito prazer!

E você, gostou do nosso post? Que tal levar informação de qualidade aos seus amigos e familiares? Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.