Como encontrar a felicidade no trabalho?

Como encontrar a felicidade no trabalho?

Quem nunca ouviu falar que o trabalho é a extensão de casa? Aliás, atualmente tem sido a casa literalmente dizendo para muita gente que continua em home office. Portanto, a primeira dica para você se sentir bem no trabalho é estar em paz com a família ou consigo mesmo.  

Mas é bem difícil manter uma constância de sorrisos diante da rotina, principalmente em momentos de tensões acentuadas no ar, como estamos vivenciando por conta da crise instalada após o início da pandemia de coronavírus. Aí eu te pergunto novamente: como ser feliz no trabalho? A resposta não é única e muito menos igual para todos, mas tem alguns indicativos, como mostraremos agora. Confira!

Acredite em seu trabalho e potenciais 

Muita gente fica desanimada com o trabalho pelo fato de não se autovalorizarem. Colocam em prática a síndrome do impostor e deixam de enxergar as principais qualidades, sem valorizar os elogios recebidos. 

Para você se sentir bem em seu trabalho, assuma o acreditar em si mesmo e em suas capacidades, deixando a insegurança de lado. Infelizmente, muita gente sente uma certa culpa em ser bom no que faz. Isso mesmo! É fruto de uma atitude equivocada tendo a humildade como pano de fundo. 

Ao confiar em seu trabalho e potenciais, as pessoas vão enxergar isso também, melhorando a confiança. Portanto, assuma as suas qualidades! 

Aprenda sempre algo novo     

Quem deixa de aprender algo novo acaba ficando desestimulado com o trabalho, podendo inclusive ter sério problemas psicológicos, principalmente se uma demissão acontecer após décadas sem capacitações. 

Além de ser útil no desenvolvimento da carreira, as atualizações trazem estímulos e dão motivação por meio das novas amizades, conhecimentos, aprendizados, enfim, o cérebro agradece por meio da liberação de dopamina. Afinal, estudar também é um excelente exercício. 

Portanto, não deixe para amanhã o sonho de cursar uma pós-graduação, um MBA ou uma nova faculdade. Vale a pena sempre se manter ativo mentalmente falando. 

Vista a camisa da equipe   

Vestir a camisa da equipe é um excelente exercício para você encontrar a felicidade no trabalho. Afinal, trata-se de uma atitude que estimula a busca por melhores resultados. 

É como um time de futebol ou basquete que esteja perdendo. Se os jogadores ficarem cabisbaixos e deixarem de lutar, certamente a equipe tomará uma goleada. Agora, se todos se unirem e concentrarem as energias em seus pontos fortes, é bem provável que aconteça uma recuperação. 

Assim, você se sentirá mais participativo e parte do todo, sendo uma peça fundamental para manter as engrenagens da empresa em pleno funcionamento. 

Invista na qualidade de vida 

Quem não se cuida dificilmente vai se sentir bem seja no trabalho ou até mesmo em um momento de lazer. O corpo fala e a mente conversa conosco frequentemente. Por isso, manter atividades saudáveis ajuda imensamente a melhorar a produtividade, trazendo mais satisfação no trabalho. 

Entre as dicas, podemos citar a prática de atividades físicas, leituras agradáveis, filmes, passeios com a família, um banho de sol e cachoeira, hobbys, ter um PET, ser generoso e agradável com as pessoas.  

Além dos aspectos abordados, ainda podemos citar como meios para encontrar a felicidade no trabalho: 

  • Crie um círculo social; 
  • Ajude as pessoas a resolverem seus problemas;  
  • Pergunte quando tiver dúvidas; 
  • Tenha espírito de boa vontade e coletividade; 
  • Etc. 

Assim, certamente a sua rotina ficará mais leve seja em uma segunda ou sexta-feira. Afinal, quando estamos bem todo dia é dia!  

E então, o que achou do post? Quer sempre receber as nossas novidades? Aproveite e assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nossas atualizações!

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.