Como lidar com o medo de perder o emprego?

Como lidar com o medo de perder o emprego?

A sensação de perder o emprego é um dos sentimentos que tem causado muito medo nos profissionais em razão da crise instalada por conta da pandemia de coronavírus. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 48% das pessoas que estão no mercado de trabalho sofrem com o problema. Elas se sentem com muito medo de que isso possa acontecer nos próximos dias ou meses.

No entanto, é possível se antecipar, agindo para sempre ter algo em vista, com o objetivo de evitar que uma possível demissão seja motivo de uma queda emocional tão forte que possa paralisar as suas energias em busca de uma recolocação. Confira algumas dicas que selecionamos para você vencer esse medo!  

Qualifique-se       

A qualificação profissional é extremamente necessária para você se manter no mercado de trabalho, principalmente para enfrentar o alto nível de competitividade. Além disso, ela contribui para a manutenção de cargos de excelência. Quem se qualifica constantemente geralmente não entra na lista de cortes.

Por isso, vale a pena você buscar um curso de pós-graduação, MBA ou de capacitação em sua área, com o intuito de melhorar as suas competências técnicas. Assim, haverá um diferencial, ou seja, o medo de perder o emprego certamente será amenizado.

Seja proativo   

Atualmente, os colaboradores de qualquer empresa precisam sempre estar disponíveis para os diferentes tipos de demandas. Vestir a camisa do time se tornou algo imprescindível, principalmente nesse momento de crise. Afinal, é exatamente nas tormentas que os gestores observam quem realmente é proativo e disponível para resolver os problemas.

Portanto, não deixe de ajudar a sua empresa em todos os sentidos, seja na redução de custos, na otimização do tempo ou até mesmo na colaboração por meio da aceitação das atuais medidas impostas pela covid-19, como redução dos salários e jornadas. Quem se rebelar corre o sério risco de receber um cartão vermelho!  

Seja ético  

O comportamento é um motivo que leva muitos colaboradores a perderem o emprego. Em momentos de instabilidade, mais ainda. Com isso em mente, evite agir ao contrário da política interna da sua empresa, afaste-se de ambientes de fofocas e mantenha um comportamento sempre adequado.

Cuide de sua saúde e esteja disposto para encarar os desafios diários, mantendo o ambiente de trabalho sempre harmônico.

Nesse sentido, a responsabilidade com os seus afazeres também deve ser priorizada, respeitando os prazos e a qualidade do que se faz. Como o momento é de instabilidade, a busca pela excelência deve ser constante.  

Mantenha contatos

Mesmo que você aja corretamente, um corte pode acontecer, inevitavelmente. Diante do momento em que o medo de perder o emprego é real, nada melhor do que manter os seus contatos, o chamado networking.

Esteja sempre com um plano B em mente e esteja atualizado quanto às tendências do mercado. Assim, certamente uma possível recolocação profissional será bem mais rápida caso você esteja na próxima lista de demissão da empresa.

No entanto, não deixe o negativismo invadir o seu ser. Faça a sua parte, dedique-se e tenha consciência da sua importância. Quem se valoriza e domina o que faz certamente sempre terá um espaço para desenvolver o trabalho.

Por fim, evite o medo de perder o emprego, pois ele pode ser paralisante. Acredite em seu potencial e siga em frente!

E aí, gostou do nosso post? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais!     

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.