Como o coronavírus pode impactar em futuras mudanças comportamentais

Como o coronavírus pode impactar em futuras mudanças comportamentais

Apesar de todos os abalos negativos ocasionados pelo coronavírus, uma situação está sendo muito positiva no Brasil: a colaboração da sociedade para eliminar o vírus do ar!

Sendo assim, a mobilização atingiu todos os setores da economia e empresários, profissionais liberais, aposentados, funcionários públicos e afins estão adotando as medidas preventivas para eliminar os riscos de contágio no país. 

Além disso, a problemática ainda vai gerar rastros que certamente deixarão ensinamentos aos brasileiros. O principal deles? É preciso saber poupar para momentos de imprevistos! Além disso, há muitos outros ensinamentos, como a conexão entre os países, a crise provoca mudanças de hábitos, precisamos evitar as fake news etc.  

Para ajudá-lo a entender possíveis mudanças comportamentais geradas pós vírus, elaboramos este post com algumas reflexões. Vamos a elas! 

A conexão é universal 

Os efeitos da globalização são latentes. Estamos totalmente interligados e a propagação do vírus mundo afora mostrou isso. Microscópico, ele gerou um verdadeiro caos na humanidade, viajando os continentes em uma velocidade tão grande quanto as informações correm de um site para outro. 

Assim, precisamos nos atentar às conexões sistêmicas, de uns pelos outros, ou seja, a educação afeta a saúde assim como a economia e a política: um ciclo interminável!   

Evitar as fake news  

Muitas informações desencontradas foram reflexo de fake news, trazendo medo e angústia à população. Dessa forma, é hora de selecionarmos com mais qualidade as informações, compartilhando apenas o que vier de fontes seguras e bem apuradas, com detalhes conscientes e responsáveis sobre os fatos.  

Somos frágeis e vulneráveis 

O coronavírus atingiu a todos, mostrando que o momento é de união e de que todos estão no mesmo barco, ou seja, com uma pandemia não existem poderosos e invencíveis. É um ensinamento para pensarmos antes de agirmos com agressividade seja com o outro ou com a natureza. 

Ninguém é superior a ninguém e precisamos recuperar o senso de humanidade e de pensamento em prol do planeta Terra. A vida é mais importante e precisamos valorizá-la em todas as atividades. Afinal, quem está no controle? 

A crise muda hábitos 

Agora, muita gente está em casa revendo os valores da família, da espiritualidade e do amor próprio também. A crise ocasionada pelo Covid-19 fez com que muita gente começasse a se cuidar melhor, ou seja, as pessoas estão tendo mais carinho com a saúde. 

É um fator que certamente vai se manter após a passagem desse furacão de sentimentos e ações que tomou conta do Brasil e do mundo. A criatividade está sendo despertada. São aspectos que demonstram que a crise realmente transforma o ser humano e o ambiente a sua volta.   

Planejamento na ponta do lápis 

Quem nunca fez um planejamento financeiro agora percebe que a realidade pode ser bem mais dura do que possamos imaginar. Após o término da quarentena, certamente muita gente vai começar a poupar, buscando fundos de investimentos e meios para fazer o dinheiro render. 

Além disso, o coronavírus vai ensinar também a economizarmos, evitando gastos supérfluos ou até mesmo excessos que possam comprometer à saúde. 

Viu como existem pontos positivos em um momento de crise? Gostou do nosso post? Aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais!  

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.