Competição X cooperação: descubra como encontrar o equilíbrio no mercado!

Competição X cooperação: descubra como encontrar o equilíbrio no mercado!

A natureza é competitiva em todos os sentidos. A sobrevivência exige que os mais fortes se mantenham em pé. No entanto, há um movimento silencioso que contribui com a cooperação. Podemos compará-la ao sincronismo existente no planeta que contribui com a permanência do ecossistema. Calor demais pode ceifar plantações assim como chuvas intensas em épocas inapropriadas. O mesmo pode ser analisado no ambiente corporativo.

Isso porque se só existisse competição, as pessoas estariam ainda mais tensas, pouco criativas e totalmente alheias ao próximo. A realidade poderia ser bem mais cruel e voraz. Portanto, nada melhor do que buscar o equilíbrio para viver em paz e com a consciência tranquila sobre os seus potenciais. É o que vamos mostrar neste post. Vem com a gente!

Aprenda a conciliar competição com cooperação no ambiente de trabalho 

Desde os primeiros anos de escola, somos motivados à competição. Afinal, estudamos para o vestibular, participamos de campeonatos, jogos online, entre tantos exemplos. Mas a cooperação sempre pode nos acompanhar. Há quem ajude um colega com uma matéria que tem mais afinidade, há dicas de bons livros ou documentários, trabalhos em equipe, enfim, a cooperação está bem próxima do que parece ser o seu antagonismo.

No ambiente de trabalho, a competição é uma realidade presente desde a entrevista até a manutenção do emprego, mas sem a cooperação dificilmente um profissional conseguirá se manter em determinada empresa. Isso porque ninguém é especialista em tudo e sempre há a necessidade de colaborações coletivas na busca pela excelência na aplicação dos projetos.

Portanto, é preciso saber trabalhar em equipe. Quem é gestor tem que ter um olhar apurado para aproveitar da melhor forma possível os talentos existentes, fazendo uma boa gestão de pessoas. Ao equilibrar competição e cooperação o ambiente fica mais harmônico e o bem-estar se torna uma realidade. Trata-se de uma tendência mundial que já faz parte de um dia a dia bem mais colaborativo em todos os sentidos.

E isso também vale para o conhecimento. Quanto mais ele for disseminado e levado adiante, melhores serão os resultados. É incrível a sensação de ver alguém que você ensinou se destacando no mercado, obtendo sucesso e muitas conquistas. Faça o teste!

Dicas para equilibrar competição e cooperação  

Primeiramente, é importante destacar que quem vive somente sob pressão, valorizando apenas a competição, tem níveis de estresse bem mais elevados. Com isso, a frustração pode ser intensa caso determinadas situações não saiam como o planejado.

A dica é sempre buscar a adaptação ao sistema, mas sempre em busca de um equilíbrio. Veja algumas dicas que selecionamos especialmente para você:

  • Sua identidade de trabalho é valiosa e está acima do seu status ou cargo;
  • Avalie seus talentos e os valores que os sustentam;
  • Tenha clareza quanto ao seu nível de motivação;
  • Balanceie competição e colaboração, aceitando os desafios e se posicionando quando necessário;
  • Avalie com honestidade o seu grau de egoísmo;
  • Dê o seu melhor e supere a si mesmo;
  • Tenha boas referências;
  • Esteja atento às necessidades dos outros;
  • Invista no conhecimento;

 

Seguindo as nossas dicas, certamente você será um profissional que valoriza o equilíbrio entre competição e cooperação. Para finalizar, que essa reflexão te inspire nessa constante busca pela evolução:

“Não existe esta coisa de homem por si mesmo. Somos formados por milhares de outros. Cada pessoa que alguma vez tenha feito um gesto bom para nós, ou dito uma palavra de encorajamento para nós, entrou na formação do nosso caráter e nossos pensamentos, tanto quanto do nosso sucesso”, George Matthew Adams, escritor norte-americano.

E você, o que achou deste post? Trouxe uma boa reflexão? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais!

Como praticar a motivação em 2021 Marinho diz não ter como dar subsidio de 90% a casa popular
Comments are closed.