Conheça 5 dicas para economizar diante da crise do coronavírus

Conheça 5 dicas para economizar diante da crise do coronavírus

Muito além do que o período de isolamento social, as consequências da nova rotina imposta pelo coronavírus vão influenciar negativamente na economia. Assim, os próximos meses e até mesmo anos exigirão novas posturas e mais comprometimento com as contas pessoais. Afinal, há cortes de salários, mudanças de atividades e rotinas bem mais restritivas. 

Por isso, saber economizar é uma premissa nesse cenário. Para você não deixar as contas se perderem, vamos mostrar neste post cinco dicas que certamente farão a diferença no seu dia a dia. Confira! 

Organize suas contas    

Reúna todas as informações referentes as contas da sua família e monte um cronograma de acordo com o que é urgente, importante e que pode ser cortado. 

Ao saber os números reais dos custos, haverá uma maior conscientização, auxiliando no orçamento.   

Tenha um consumo consciente 

Agora é preciso muita cautela para não se endividar. Portanto, a compra daquele novo carro talvez possa ser adiada assim como a reforma de algum cômodo da casa. Na hora de comprar roupas, sair com a família pós medidas de isolamento ou viajar, veja se realmente é necessário. 

Avalie todos os gastos e não deixe a impulsividade falar mais alto. Busque cozinhar mais em casa e priorize os alimentos de procedência confiável, aspecto que ainda auxilia na saúde, fortalecendo o sistema imunológico. 

Economize energia   

Pode ser difícil em razão das famílias estarem mais tempo dentro de casa, mas medidas simples ajudam na economia de energia elétrica. 

Entre elas, podemos citar o uso consciente da máquina de lavar roupas, a racionalização do uso do ferro elétrico, do chuveiro e devido desligamento dos aparelhos eletrônicos após o uso. 

Assim, é possível reduzir em mais de 10% a conta de luz, sendo uma economia que ajuda imensamente na organização das contas. 

Evite gastos excessivos no supermercado     

Atualmente, os gastos no supermercado podem ultrapassar a média de valores em comparação a períodos antes da pandemia. Isso porque muitos produtos tiveram os preços reajustados e há ainda a influência da ansiedade nas compras, principalmente de doces. 

Para evitar que os valores superem as suas expectativas, faça uma lista do que deve ser comprado e elabore um planejamento semanal das refeições. Dessa maneira, fica mais fácil comprar apenas o necessário, sem gastos supérfluos. 

Procure fazer compras sozinho e evite levar crianças ao supermercado. Assim, certamente os seus gastos estarão dentro das previsões orçamentárias.  

Faça pesquisas de preço  

Em um momento de crise, pesquisar é fundamental. Analise os preços nos diferentes locais e esteja atento às promoções. Isso é válido tanto no supermercado quanto nas compras de roupas, sapatos, tênis e afins. 

Com a chegada do inverno, muita gente precisa comprar moletons, roupas e lã etc. Caso não dê para aproveitar as peças que estão no armário, não deixe de fazer uma pesquisa adequada. Afinal, é possível encontrar produtos de qualidade com diferenças consideráveis de preços. 

Ao economizar nesse momento delicado da economia brasileira e mundial, certamente você estará mais seguro e pode até mesmo fazer uma reserva financeira, atitude essencial para auxiliar em alguma hora mais crítica. 

E você, gostou do nosso post? Quer sempre acompanhar as nossas postagens? Então aproveite e curta a nossa página no Facebook!      

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.