Conheça 6 tendências para o mundo após a pandemia de coronavírus

Conheça 6 tendências para o mundo após a pandemia de coronavírus

As consequências negativas da crise instalada por conta do coronavírus já estão bem visíveis para a população mundial, principalmente nos países menos favorecidos economicamente falando. Agora, não são apenas reflexos ruins que a covid-19 deixará no ar. 

Há tendências que se fortaleceram em razão do isolamento social e que certamente se manterão nos próximos anos, modificando a rotina da sociedade.    

De olho em sua conscientização, selecionamos seis mudanças no comportamento das pessoas impostas pela pandemia. Afinal, quem fica atento às tendências consegue compreender melhor as novas oportunidades. Confira! 

1. Crescimento da telemedicina 

Atendimentos online por parte de profissionais de saúde, de psicólogos a médicos, é uma tendência vai crescer nos próximos anos. Isso porque a demanda pelos profissionais só aumenta e o sistema de saúde não tem estrutura para atender adequadamente a todos, principalmente em países como o Brasil. 

Dessa maneira, atendimentos por vídeos ou aplicativos de comunicação vão ajudar imensamente, pois evitará muitos desgastes, como o deslocamento dos pacientes até os consultórios. 

2. Sessões virtuais no Legislativo e Judiciário  

A necessidade de isolamento social fez com que o Senado realizasse votações urgentes por meio de sessões virtuais. É uma tendência que certamente crescerá para os próximos anos não só no Legislativo como também em audiências no Judiciário. 

A mudança otimiza o tempo, reduz os gastos traz mais dinamismo, podendo ser útil até mesmo nas Câmaras Municipais. 

3. Home office em alta  

O que antes era motivo de receio por parte de muitas empresas teve que ser testado na prática e obrigatoriamente. E o home office deu tão certo para muitos setores que já existe um estudo da Fundação Getúlio Vargas apontando para um crescimento de 30% nesse modelo após a pandemia no Brasil. 

O levantamento analisou a opinião de tomadores de decisões e gestores de 100 empresas e chegou a conclusão que o home office deverá ser mantido por mais alguns meses após a necessidade do isolamento social. Segundo o estudo, pelo menos um dia de home office acontecerá por semana em várias companhias. 

Além disso, a tendência do home office ganhou força, ou seja, é uma forte tendência para o mercado. 

4. Saúde no foco  

O coronavírus fez com os cidadãos buscassem mais informações referentes à saúde e pesquisas científicas. Agora, a ciência está no foco tão quanto a busca por mais qualidade de vida e bem-estar. 

Certamente, quem era sedentário vai iniciar mudanças no comportamento, melhorando o cuidado com a própria saúde, além de um possível aumento nos investimentos referentes às pesquisas, com novas tecnologias e modelos de negócios. 

5. Marketing de causa 

Inúmeras empresas entraram na onda de conscientização com campanhas que focaram no combate ao coronavírus. Dessa maneira, o marketing de causa ganhou força e terá efeitos ao longo dos próximos anos. 

A comunicação nunca esteve tão em alta assim como o investimento na melhoria do relacionamento com os clientes, estreitando os laços entre marcas, fornecedores e consumidores. 

6. Aumento do e-commerce e delivery por aplicativos 

O que vem salvando várias empresas ao longo na pandemia é o e-commerce, sem falar nas vendas por aplicativos que valorizam o delivery, principalmente no ramo de restaurantes e lanchonetes. 

Assim, houve um impulso no chamado omniconsumidor, ou seja, nas experiências de compras que integram o online com o offline.  

A jornada de compra está no centro da busca da satisfação dos clientes e as experiências cada vez mais próximas das necessidades de cada um. 

Assim, como você percebeu ao longo deste post, o Brasil e o mundo têm inúmeras tendências que vão ditar os rumos do mercado daqui em diante. Portanto, não deixe de se conectar a elas, gerando oportunidades para o seu ramo de atuação. 

E aí, gostou do artigo? Aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais e engaje seus amigos e familiares!

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.