Procon, GCM e Prefeitura realizam operação noturna em adegas e apuram venda irregular de álcool a menores
Fiscalização conjunta busca coibir abusos, irregularidades sanitárias e apoio a eventos clandestinos em bairros da cidade
Na noite de sexta-feira (1.º) e madrugada de sábado (2), uma força-tarefa envolvendo o Procon de Guarulhos, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) realizou uma operação de fiscalização em adegas dos bairros Vale dos Machados, Vila Bernardino, Vila Flora e Jardim Acácio.

— Foto: divulgação PMG
A iniciativa teve como objetivo coibir a oferta de bebidas alcoólicas a menores, checar o cumprimento das normas de precificação, e investigar indícios de envolvimento dos estabelecimentos com eventos clandestinos, como bailes funk e pancadões.
Irregularidades identificadas
Durante a ação, fiscais verificaram:
- ausência de preços em diversos produtos,
- venda de bebidas com validade expiradda,
- alvarás de funcionamento desatualizados ou inexistentes,
- suposto apoio a eventos ilegais que perturbam a ordem pública.
Esses pequenos estabelecimentos são suspeitos de contribuir com a realização desses eventos, que frequentemente resultam em perturbação da vizinhança e exposição de adolescentes a situações de risco.
Continuaremos realizando operações como essa de forma permanente, com foco na proteção do consumidor e no enfrentamento a práticas ilegais — sobretudo quando estiverem em risco a saúde e a segurança da população, em especial de menores de idade,afirmou, o coordenador do Procon, Maurício Júnior Hora
Estabelecimentos com irregularidades foram notificados e receberam orientações sobre adequações. Caso persistam nas infrações, estão sujeitos à interdição administrativa ou aplicação de multas conforme prevê a legislação de defesa do consumidor.
A Prefeitura informou que ações de fiscalização continuam e serão mantidas como rotina para garantir observância à legislação e proteção ao consumidor.