Guarulhos confirma 1º caso de intoxicação por metanol em meio à crise estadual
Secretaria de Estado da Saúde registra 52 casos em São Paulo; seis mortes estão em investigação. Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de bares e distribuidoras.
Guarulhos confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol nesta semana, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O registro faz parte de uma onda crescente de ocorrências em todo o estado de São Paulo, que já soma 52 casos, sendo 11 confirmados e 41 ainda em investigação.

— Foto: divulgação Governo do Estado de São Paulo
De acordo com a SES, seis mortes estão associadas ao consumo de bebidas adulteradas, das quais cinco seguem em análise e uma já foi confirmada.
O governo estadual criou um comitê de crise para conter a circulação de produtos suspeitos. Em menos de uma semana, nove estabelecimentos foram interditados pela Vigilância Sanitária em diferentes pontos da capital e da Grande São Paulo.
Em paralelo, a Polícia Civil abriu cinco inquéritos e já contabiliza 24 prisões relacionadas à venda ilegal de bebidas com metanol.
Em Guarulhos, a Vigilância Sanitária acompanha o caso e deve reforçar a fiscalização em bares, adegas e distribuidoras, com foco em evitar novos episódios de intoxicação.
O consumo de bebidas adulteradas com metanol pode causar sintomas graves como dor abdominal, falta de ar, visão turva, convulsões e até risco de morte. A orientação das autoridades é que a população compre apenas em locais de confiança e evite produtos de origem duvidosa.