Descubra cinco dicas para evitar a ansiedade ao longo da pandemia da covid-19

Descubra cinco dicas para evitar a ansiedade ao longo da pandemia da covid-19

Os pensamentos dos cidadãos estão tão velozes quanto às informações desencontradas em relação à pandemia da codiv-19. Com o clima de incerteza, muita gente está com a saúde mental debilitada, inclusive deixando a ansiedade tomar conta do dia a dia.

Afinal, focar no amanhã está sendo uma realidade para milhões de brasileiros. Perguntas como: ainda terei emprego, pegarei o vírus, minha família vai sofrer, entre tantas outras estão reinando nos pensamentos das pessoas.

De olho em sua saúde mental, vamos mostrar agora cinco dicas que certamente poderão te ajudar a passar por esse momento com menos abalos emocionais. Acompanhe!

Evite o excesso de informações e fake news

Faça o teste e tire suas próprias conclusões. Fique o dia todo acessando redes sociais e consumindo todo tipo de informações. Mantenha a TV ligada e responda a todas as solicitações em seu aplicativo de mensagem no smartphone. No final do dia, você perceberá um cansaço fora do comum, um peso na cabeça e muita preocupação juntamente com angústia.

Claro, se informar é extremamente necessário, mas tenha cautela no que se lê e não se apegue a discussões infundadas nas redes. Muita gente está se desgastando nesse momento, perdendo energia em razão de questões políticas ou ideológicas. Assim, a ansiedade aumenta e o organismo se enfraquece, ou seja, seja cauteloso no que consome.

Monte uma rotina

Não é porque você está em casa que a vida tem que ficar ao léu. É preciso disciplina e horários regrados para não se perder. Busque dormir e acordar no mesmo horário, vista-se com roupas confortáveis e trabalhe em um ambiente clean.

O home office precisa seguir as mesmas diretrizes da rotina comum, ou seja, evite procrastinar tarefas e não fique com o pensamento no ar ou criando situações na mente.

Faça o que tem que ser feito, colabore com a sua parte e não sofra por questões que ainda nem aconteceram. Viva o hoje. Afinal, é a única certeza que temos!

Exercite-se

Certamente você já ouviu falar o ditado “corpo são, mente sã”, não é mesmo? Apesar do isolamento social, é possível realizar alguns exercícios dentro de casa, como alongamentos, movimentos de yoga e até mesmo acompanhar aulas online de alguma atividade aeróbica.

Caso você tenha aparelhos em casa, como esteira ou halteres, melhor ainda. Movimente o seu corpo pelo menos 40 minutos por dia. Isso vai te ajudar a manter os pensamentos menos acelerados.

Ocupe a mente

O trabalho por si só já ajuda a ocupar a mente, mas é preciso buscar atividades nas horas vagas, como a leitura de um livro, um bom filme, um curso online ou até mesmo uma distração com as crianças ou demais familiares.

Além disso, procure assuntos que não sejam a pandemia para se informar, principalmente mais otimistas. Você pode ler documentários, reportagens sobre superação, mundo animal etc.

Tenha uma alimentação saudável

Se você se descuidar na alimentação possivelmente terá reflexos nos pensamentos, abrindo espaço para a ansiedade. Afinal, somos aquilo que comemos. Portanto, evite alimentos gordurosos, com muito açúcar e café no período da noite. Ao manter uma rotina saudável do que se come, com frutas, legumes, verduras, proteínas e carboidratos, tudo na medida certa, suas noites de sono serão melhores, trazendo benefícios ao longo do dia, como mais disposição.

Portanto, apesar do momento ser bem delicado e com consequências ainda desconhecidas, vale a pena se cuidar. Afinal, a saúde é o que vai nos manter em pé para encarar os atuais e futuros desafios!

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