Descubra como os indicadores de desempenho financeiro podem ajudar a sua empresa

Descubra como os indicadores de desempenho financeiro podem ajudar a sua empresa

A matemática é exata e traz resultados corretíssimos desde que os cálculos sejam realizados com a devida atenção. Identifica problemas e traz soluções. E é exatamente como uma equação que os indicadores financeiros contribuem com as contas de uma empresa, identificando o que necessita melhorar e também ser mantido. 

No entanto, para obter uma aplicação com bons resultados é necessário conhecer as técnicas que permeiam os indicadores, aspecto essencial na identificação dos possíveis erros. Entender as métricas é como aprender a somar ou dividir. Trata-se de um exercício essencial aos profissionais de finanças, com o objetivo de obter dados que auxiliem na condução da equipe. 

Para você se destacar em sua empresa, vamos apresentar neste post alguns indicadores ou Keys Performance Indicators (KPIs), fundamentais para que as estratégias sejam consolidadas. Acompanhe! 

Fluxo de caixa   

Ele calcula o ritmo em que as contas se transformam em vendas ou capital, ou seja, é o famoso fluxo de caixa. Dessa maneira, é possível calcular o índice de liquidez. 

Caso o dinheiro que esteja entrando também saia no mesmo ritmo, a empresa precisa ligar o sinal vermelho, pois as contas certamente estão apertadas, influenciando no caixa. 

Giro de caixa  

Esse indicador de atividade financeira analisa as entradas e saídas da empresa, sempre com base em um determinado período, geralmente anual.  

O giro de caixa é bem comum em empresas que contam com um grande nível de vendas, como varejistas, indústrias etc. É necessário para estabelecer a eficiência operacional e financeira da companhia, além de ser útil em comparações com os concorrentes. 

Indicadores de liquidez 

Faz o gerenciamento dos compromissos a curto prazo, estabelecendo o que está previsto de recebimento e também de quitação em determinado período. 

Para isso, o gestor tem que dividir o ativo circulante pelo passivo, tendo que ficar geralmente acima de 1, índice que assegura o pagamento de todos os compromissos.  

Indicadores de estrutura de capital 

Ele é uma análise baseada no crescimento sustentável de financiamentos e endividamentos, observando a capacidade de geração de caixa que cubra juros e outros tipos de dívidas. 

A estrutura de capital é importante para verificar a capacidade de honradez referente aos prazos, sempre com base nos estudos previamente definidos. 

Endividamento total ou patrimonial    

É um indicador que faz uma comparação da dívida entre terceiros (investidores, empreendedores etc), analisando o lucro obtido com o pagamento. 

Trata-se de uma relação do índice de endividamento com o capital investido, ou seja, é uma forma de manter o patrimônio líquido da empresa, mesmo com vários boletos de empréstimos tendo que ser honrados.  

Além dos indicadores citados, existem muitos outros, inclusive voltados para liquidez. Portanto, não deixe de explorá-los em prol da saúde financeira da sua companhia ou da empresa que você atua. 

Utilizando os indicadores, certamente as contas estarão mais equilibradas, auxiliando na gestão e também nos rendimentos, sendo fundamentais em períodos de crise ou de economia aquecida. Afinal, sempre é indicado utilizar os números como parceiros nas tomadas de decisões. Mesmo porque eles não erram!  

Viu como os indicados são essenciais nos negócios? Quer sempre acompanhar artigos interessantes? Então aproveite e assine agora mesmo a nossa newsletter! 

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.