Descubra os prós e contras do home office

Descubra os prós e contras do home office

A revolução digital modificou a dinâmica do trabalho na sociedade mundial. Atualmente, cerca de 12 milhões de brasileiros trabalham no modelo home office, ou seja, de maneira remota. Trata-se de um universo considerável que tende a aumentar nos próximos anos.

Apesar das inúmeras vantagens desse sistema de produção, trabalhar em casa não é somente mil maravilhas. É preciso muita disciplina, comprometimento e foco em dobro.

Com o objetivo de esclarecermos alguns pontos favoráveis e contrários ao home office elaboramos este post com uma reflexão bem diferenciada. Confira!

Conheça como funciona o sistema home office  

Como a própria palavra diz, o home office é o trabalho exercido dentro do lar do colaborador de uma empresa. A pessoa pode ser contratada CLT, PJ ou MEI.

Sabendo-se que a maior parte das corporações contam com sistemas interligados, o funcionário consegue acessar o sistema de qualquer lugar onde há internet, destinando o seu conhecimento. As reuniões acontecem via Skpe, chats ou em fóruns por meio de plataformas específicas.  

Assim, as empresas economizam deixando os trabalhadores alocados em suas próprias casas e o funcionário tem uma certa liberdade a mais. No entanto, há prós e contras, como veremos agora.

Veja os prós do home office                

Uma das principais vantagens do home office é a diminuição do estresse para quem enfrentava longas filas de congestionamentos no trânsito ou esperas intermináveis dentro do transporte público.  

Atuando em casa, o trabalho está a apenas alguns passos da cama, ou seja, é possível evitar muitas dores de cabeça.

Alimentação mais saudável  

Ao produzir distante do escritório, é possível fazer a própria comida, abrindo espaço para alimentos mais saudáveis. Você poderá trabalhar com um suco natural ao lado ou um chá.

Frutas estarão sempre por perto e é possível evitar os famosos lanches, doces e salgados que geralmente são tentações em locais perto das empresas.

Flexibilidade e proximidade com a família  

A flexibilidade na rotina também é um atrativo tão quanto a possibilidade de sempre estar ao lado da família, principalmente para quem tem filhos.

Mas crianças muito pequenas podem afetar na atenção do que precisa ser feito, ou seja, a privacidade profissional pode ser afetada. Portanto, é importante ter um espaço reservado para o trabalho.

Aspectos negativos do home office  

Como na vida nem tudo são flores, os aspectos negativos do home office são evidentes e muita gente acaba tendo problemas com o que deveria facilitar a rotina.

Um deles é a desorganização dos horários, afetando o lazer e a rotina da família. Por isso, o planejamento é fundamental para quem atua em casa, com metas preestabelecidas e cronogramas que deixem espaço nos finais de semana ou feriados.

Solidão  

O isolamento social é latente para quem não se cuida no home office. Como a pessoa pode fazer tudo dentro de casa, é muito comum o sentimento de solidão, principalmente com as famosas pausas para o café e um bom bate papo.

Você estará sozinho em termos de presença humana referente a outros profissionais, ou seja, a tela do computador será a sua única companheira no quesito trabalho.

Dessa maneira, muita gente pode entrar em depressão ou até mesmo deixar de se relacionar socialmente pelo fato de ficar muito tempo dentro de casa.

Preconceito

Infelizmente, o home office ainda é pouco conhecido no Brasil e há visões errôneas sobre a prática. Muita gente julga quem atua em casa como preguiçoso ou vagabundo.

Dificuldade na obtenção de créditos

Quem trabalha como microempreendedor em casa muitas vezes tem mais dificuldades para conseguir um empréstimo ou créditos na praça em comparação a uma empresa formal.

Além desses aspectos citados, tanto positivos quanto negativos, há muitos outros que podem ser notados quando o assunto é home office.

Portanto, antes de você embarcar nesse tipo de atividade, faça uma autoanálise e veja se o seu perfil está alinhado para trabalhar em casa, ou seja, organização, planejamento e disciplina serão essenciais para o seu sucesso.   

E você, gostou do nosso post? Então aproveite e curta a página da Conexão Guarulhos no Facebook e acompanhe nossas postagens!

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.