Educação 4.0 em alta! Você conhece esse método?

Educação 4.0 em alta! Você conhece esse método?

Nunca na história do Brasil o ensino a distância esteve tão em alta quanto na atualidade. Além da disseminação dos cursos superiores no modelo EAD, a pandemia de coronavírus modificou a rotina das instituições de ensino, fazendo com que o ensino online se tornasse uma prioridade, inclusive aqui na Conexão FGV Guarulhos. Por trás dessa transformação está exatamente o conceito de educação 4.0. 

Você conhece? Sabe como ele surgiu? Seus benefícios e principais características? Então venha conosco e aprenda mais! 

Descubra o que é a educação 4.0  

A educação 4.0 é um termo que se disseminou pela chamada quarta Revolução Industrial promovida no início do século XXI pela internet das coisas, inteligência artificial, Big Data, realidade virtual aumentada, entre outros aspectos que fazem parte do universo digital.

Trata-se de um modelo de ensino que utiliza as tecnologias como parceiras no processo de aprendizado. Assim, as aulas acontecem por meio de vídeos, webinares, chats, aplicativos, plataformas, enfim, por meio das ferramentas disponíveis que auxiliam na otimização do tempo. 

Assim, os alunos ficam mais autônomos e protagonistas do próprio conhecimento, pois podem acelerar o ritmo de aprendizado por meio das pesquisas e leituras indicadas, além de terem um mundo de possibilidades aberto por meio da internet. 

Em momentos fora da realidade da pandemia, é possível ainda unir o online com o offline, ou seja, teoria e prática. Os alunos assistem às aulas ou estudam os conceitos em casa e participam de debates ou tiram dúvidas na sala de aula. É o chamado ensino híbrido, uma vertente da educação 4.0. 

O grande objetivo desse método é incentivar o aluno a aprender fazendo. Em um curso sobre educação executiva, por exemplo, dinâmicas em grupo podem simular uma situação que remeta ao dia a dia corporativo após o conceito ter sido estudado por meio dos materiais disponibilizados em uma plataforma online. 

Conheça as vantagens da educação 4.0   

Existem inúmeras vantagens da educação 4.0. Entre elas, podemos citar um melhor aproveitamento das aulas, o estímulo à criatividade, a utilização da tecnologia como parceira, o desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia do aluno etc. 

Com a pandemia de coronavírus e necessidade de isolamento social, grande parte das instituições de ensino adotaram o ensino a distância, explorando as potencialidades do mundo digital. A partir de agora, certamente muitas escolas vão investir mais nesse meio, pois observaram que é possível ter qualidade de ensino por meio do computador, tablet ou celular. 

O importante é que os professores estejam devidamente capacitados e exista um projeto pedagógico delimitando os objetivos de cada curso tão quanto suas sistemáticas. 

Além disso, é necessária manter a qualidade técnica tanto de imagem quanto de som, fornecendo ainda um suporte pedagógico com bons conteúdos e plataformas com boa navegabilidade.   

Aliás, plataformas de ensino vieram para ficar. Há flexibilidade no aprendizado, redução nos custos e melhor aproveitamento do tempo. Aspectos importantíssimos diante do alto índice de concorrência existente no mercado de trabalho. 

Portanto, investir na educação 4.0 é se sintonizar com as habilidades do século XXI. Eis um indicativo para você se atualizar independentemente de onde esteja! 

E aí, quer conhecer os nossos cursos de MBA’s? Então leia este artigo ou entre em contato com um de nossos consultores! 

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.