Entenda a LGPD e como ela pode afetar a sua carreira

Entenda a LGPD e como ela pode afetar a sua carreira

Os hábitos digitais estão tão presentes no dia a dia da população que é possível afirmar que muita gente faz mais coisas online do que presencialmente. Ao navegar por vários sites e portais, inevitavelmente os dados pessoais muitas vezes são captados pelas empresas que os utilizam para pesquisas e tomadas de decisões. 

Para auxiliar na segurança de todos, começa a valer, a partir de agosto de 2021, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com o objetivo de demonstrar como essa mudança irá modificar a vida de todos, elaboramos este post com informações imperdíveis. Confira!

Entenda a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados, como o próprio nome diz, foi criada para proteger as informações pessoais dos cidadãos. Ela altera alguns artigos do Marco Civil da Internet e estabelece novas regras para as empresas e órgãos públicos referentes à privacidade e segurança dos dados.

Dessa maneira, a sua vigência será um auxílio para que sejam evitados casos de utilização criminosa das informações. A LGPD irá regulamentar a utilização dos dados liberados quando você está em uma rede social, quando faz um cadastro ou no momento em que compra algo por um e-commerce.

A lei fará com que as empresas sejam mais transparentes, tendo que informar como coletam, armazenam e utilizam os dados de seus clientes, ou seja, o cidadão contará com um recurso a mais para a sua segurança. Para utilizar determinada informação, mesmo que seja a sua idade, a empresa terá que obter uma autorização e uma das obrigações será informar a finalidade e necessidade de determinado dado.

Impacto nas empresas

A LGPD vai impactar bem além do que simplesmente o universo do Direito Digital. Ela terá influência no setor de compras, como nos contratos e comercial, sem falar no marketing e área administrativa. Os Recursos Humanos terão que ter muito cuidado com o tratamento dos dados dos colaboradores, administrando os benefícios e demais informações pessoais.

Além disso, podemos citar a Controladoria e o fluxo de caixa, passando pela tecnologia, enfim, os negócios deverão elaborar contratos que valorizem a proteção dos dados. Assim, todos serão impactados de alguma forma pela aplicação dessa nova lei.

Novas oportunidades no mercado

A Lei de Proteção de Dados será importantíssima tanto para evitar problemas com o uso incorreto das informações quanto para criar novas oportunidades no mercado de trabalho. Entre elas, podemos citar o cargo de encarregado de dados, também conhecido como Data Protection Officer (DPO).

É o profissional que ficará responsável pelo setor dentro das empresas, atuando para que as exigências sejam devidamente cumpridas em uma função multidisciplinar. Trata-se de um setor pouco explorado no Brasil e que necessitará de profissionais na  gestão de projetos, tecnologia, arquitetura da informação e processos, ou seja, nada melhor do que investir em um curso MBA agora mesmo.

Aqui na Conexão FGV Guarulhos, contamos com o MBA em gerenciamento de projetos , totalmente sintonizado com essa tendência que será aberta pela LGPD. Portanto, vale a pena você investir em sua carreira e aproveitar essa onda que está se formando.

 

E aí gostou do nosso artigo? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais!

0
Conheça 5 características de um executivo de sucesso Qual o valor da pós-graduação no mercado de trabalho?

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.