Gerente de projetos está em tudo! Você conhece?

Imagine um profissional que está na indústria, nas instituições financeiras, de TI, na construção civil, no varejo, nas microempresas, multinacionais, entre vários setores da economia. Pois esse é o gerente de projetos. Imprescindível na condução de equipes e responsável pelo cumprimento de todas as fases de um projeto, o gerente é um verdadeiro líder.   

Sendo uma das profissões mais promissoras para os próximos anos, mostraremos neste post como é o perfil do gerente de projetos, desafios e perspectivas da área. Ficou interessado? Então acompanhe conosco!

Gerente de projetos, o que faz?

Quando você pensa no cargo de gerente, que palavras vêm a sua mente? Organização, planejamento, liderança e estratégia certamente estão no rol nas atitudes que devem ser seguidas pelo profissional que desempenha essa função. No caso do gerente de projetos, a diferença é que a pessoa ficará responsável única e exclusivamente pela condução de todos os detalhes que compõem a introdução de algo novo em uma corporação. Seja em um projeto para introduzir qualidade de vida na empresa ou para encontrar novas jazidas de petróleo. 

Assim, o profissional participa desde o planejamento até a execução, com a responsabilidade de coordenar a equipe, além de verificar se tudo está saindo como o previsto, do cumprimento dos prazos até a otimização dos recursos. Entre as atividades exercidas, podemos citar:

  • Cumprimento do cronograma das atividades;
  • Resolução dos problemas;
  • Definição e acompanhamento das métricas para verificar os resultados;
  • Checagem dos meios de produção até a conclusão ou entrega do produto;
  • Divulgação do projeto nos meios apropriados.

Qual é o perfil do profissional?   

O gerente de projetos deve ser um líder. Dessa maneira, as empresas buscam profissionais que sejam bem comunicativos, inspiradores, atualizados, que saibam lidar com as constantes mudanças, que tenham espírito empreendedor e que passem credibilidade, além do conhecimento técnico da área de atuação.

São pessoas que sabem avaliar os riscos, ou seja, verdadeiros gestores. Dessa forma, é fundamental uma formação superior tão quanto vivências em projetos seja na coordenação ou como membro de uma determinada equipe.

O foco nas atividades é extremamente necessário tão quanto a disciplina para gerir recursos humanos, financeiros e materiais. O gerente de projetos que tenha um MBA sai na frente da concorrência e ainda consegue melhores oportunidades.

Quais são as perspectivas do mercado na área?  

Como as empresas estão em busca do aumento da produtividade, redução dos custos e otimização do tempo, o gerente de projetos é essencial na aplicação de ideias que revertam em resultados positivos. Trata-se de uma profissão promissora para os próximos anos. Afinal, as corporações querem expandir.

De acordo com um relatório do Project Management Institute, devem ser abertas cerca de 13 milhões de novas vagas até 2025 para gerente de projetos no mundo. Desse universo, o Brasil figura na quinta posição, ou seja, 1,3 milhão de oportunidades nos próximos seis anos, com excelentes salários

Portanto, para você se destacar nada melhor do que a constante atualização profissional. Busque cursos de especializações e mantenha o seu networking sempre ativo. Como os negócios evoluem, o gerente de projeto sempre terá uma porta aberta para conduzir pessoas e ideias.

Ficou interessado na profissão? Então conheça alguns cursos de pós-graduação que poderão dar um upgrade em seu currículo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *