Guarulhos na prevenção contra o coronavírus

Guarulhos na prevenção contra o coronavírus

Os casos da Covid-19 só não tomaram proporções totalmente fora do controle das autoridades de saúde pública por conta da colaboração das pessoas. Apesar das milhares de mortes já registradas, grande parte dos municípios do estado de São Paulo está perto da meta de 70% de isolamento social estipulada pelo Governo do Estado. Entre as cidades que teve uma boa evolução nos últimos dias está Guarulhos, com uma média de 63% de distanciamento social, ou seja, a população está cada vez mais consciente da importância da prevenção contra o coronavírus.

Ciente da necessidade de colaboração de todos, a Prefeitura de Guarulhos adotou medidas preventivas desde o começo de abril, inclusive com regras específicas de funcionamento para supermercados, como controle de entrada e saída de consumidores, além do uso de máscaras pelos funcionários, fornecedores e clientes. São permitidas apenas duas pessoas por grupo familiar nas compras ou uma pessoa a cada 5 metros quadrados. Os estabelecimentos que não cumprirem poderão pagar multa de R$ 1.129, podendo dobrar em caso de reincidência.

Paralelo a isso, a prefeitura da cidade mantém a fiscalização no comércio juntamente com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O principal objetivo é combater possíveis aglomerações que possam influenciar no contágio do vírus. Caso você tenha alguma denúncia sobre comércios não essenciais que estejam abertos pode realizar uma denúncia pelo fone 153.

Colaboração mútua

Apesar do retorno do funcionamento do comércio estar agendado para o dia 22 de abril nas cidades paulistas, as medidas preventivas por parte de todos os cidadãos deverão continuar nos próximos meses.

Afinal, o coronavírus continuará presente no ar e a única maneira de combatê-lo é por meio das ações de higiene e também de distanciamento social. Portanto, lave as mãos frequentemente, use álcool em gel, tire as roupas quando retornar para casa e tome um banho na sequência.

Higienize bem a sua casa ou apartamento, seu carro, enfim, continue agindo no combate ao coronavírus. Isso porque somente com a ajuda de todos será possível vencer esse momento delicado pelo qual estamos passando. Vamos continuar na luta, ficando em casa se possível e também adotando as práticas sanitárias que ajudam a prevenir o contágio, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Afinal, salvar vidas é o foco do momento. Claro, a economia sofrerá fortes abalos, mas sem saúde povo nenhum conseguirá mudar o quadro de crise que já se instala nas cidades brasileiras e ao redor do mundo. Precisamos nos fortalecer para vencermos os desafios que virão brevemente.


0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.