Logística reversa: entenda como funciona!

Logística reversa: entenda como funciona!

O cumprimento das exigências ambientais modificou várias rotinas dentro das empresas, principalmente indústrias de vários segmentos. Entre elas, está a logística reversa. Trata-se de uma prática que acontece desde a década de 90, com foco no adequado retorno dos produtos descartados pelos consumidores. Como o próprio nome sugere, é uma atitude consciente para destinar uma reutilização que não tenha um impacto negativo no meio ambiente ou com pouquíssimas influências no meio ambiente.

Para você entender melhor sobre o assunto, elaboramos este post com informações imperdíveis. Vem com a gente!

Conheça a importância da logística reversa    

Prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa é entendida por vários procedimentos que auxiliam no recolhimento e encaminhamento seja no pós-venda ou pós-consumo no setor empresarial, com o objetivo de reaproveitar ou realizar um descarte correto dos resíduos. Dessa maneira, entram diversos tipos de produtos na lista do que precisa passar pelo processo, como por exemplo:

  • agrotóxicos; 
  • pilhas e baterias; 
  • embalagens de produtos químicos; 
  • lixo hospitalar; 
  • produtos eletrônicos;  
  • pneus; 
  • lâmpadas fluorescentes; 
  • óleos lubrificantes.

Inclusive, quando uma empresa necessita realizar um recall de algum produto, como uma peça de automóvel, os itens recolhidos dos consumidores sempre passam por uma logística reversa. Portanto quem atua com gestão comercial ou empresarial precisa sempre se manter antenado nesse tema. 

Principais benefícios da logística reversa 

Entre os benefícios da logística reversa, podemos citar a reorganização dos processos dentro de uma empresa, com foco na redução dos custos e aumento da produtividade. Afinal, ao seguir os padrões de qualidade, é possível manter a credibilidade junto ao mercado consumidor, contribuindo com a preservação ambiental.  

Com o aumento no consumo, principalmente de produtos industrializados, a logística reversa se faz cada vez mais necessária. Afinal, um dos principais problemas enfrentados pela população é o excesso de poluição e falta de espaço para armazenamento do lixo produzido em alta escala. 

Inúmeros municípios já enfrentam sérios problemas referentes ao descarte e precisam de soluções para amenizar a presença dos resíduos sólidos em seus solos. Para melhorar o cenário existente, a gestão correta se faz necessária aliada a políticas públicas e empresariais que estejam sintonizadas com um mundo melhor.  

Para a aplicação de uma logística reversa bem desenvolvida, as companhias necessitam de profissionais que saibam gerenciar os projetos, com uma visão estratégica sobre todos os processos. Portanto, é uma área que sempre está aberta para pessoas que contam com especializações seja em logística ou gerenciamento de projetos, assim como gestão empresarial e comercial. 

Dessa maneira, nada melhor do que você cursar um MBA de olho nesse segmento que tem tudo para gerar inúmeros empregos nos próximos anos. Afinal, a preservação ambiental é uma causa unânime para empresas de todos os portes e áreas distintas da economia. 

Viu como o conhecimento é importantíssimo para você alavancar a sua carreira? Então entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e conheça os MBA’s oferecidos pela Conexão FGV Guarulhos!    

 

   

 

0
Por que investir na saúde mental em sua empresa?

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.