O que você precisa fazer para se destacar em um processo seletivo?

Vai encarar um processo seletivo? Será que você está preparado para se destacar?

Veja 4 dicas que separamos para você ter em mente e claro, colocar em prática.

1- Prepare-se

Esteja atualizado e por dentro dos assuntos do momento e da empresa em que fará o processo seletivo. Demonstre interesse e domínio sobre a área.

Treine sua apresentação em frente a um espelho ou com um amigo. Não precisa se apresentar de forma artificial, mas isso te ajudará a se sentir mais seguro em uma entrevista. Vale lembrar que é importante deixar a timidez de lado. Se for necessário, procure ajuda de um profissional, seja psicólogo, fazer um curso de teatro ou outras estratégias que te ajudem a mostrar mais confiança.

Se enquanto esteve sem emprego ou desejando buscar um novo trabalho não correu atrás de melhorar sua qualificação, você pode ter perdido tempo. Mas corra atrás do prejuízo. Procure fazer cursos, idiomas e especializações. Tudo isso irá turbinar seu currículo e te diferenciar em um processo seletivo.

2- Atenção ao momento

Foco no que você for fazer. Pode parecer bobagem, mas cada movimento, fala ou ação no momento de uma entrevista pode ser decisivo. Atenção a sua linguagem corporal e do recrutador. O corpo diz muito, procure perceber se está caminhando na direção certa.

3- Demonstre segurança

Quando tiver uma pergunta desconfortável procure ser mais sucinto, mas preze sempre pela verdade. Será pior se o recrutador descobrir depois que você falou alguma mentira.

Esteja seguro do que você quer e que realmente pode contribuir para a vaga em questão. Essa segurança será um grande diferencial. E claro, seria um clichê dizer para evitar clichês, mas não custa nada lembrar.

4- SEJA VERDADEIRAMENTE BOM

Por fim, seja agradável e respeitoso com seus concorrentes e recrutadores. Isso demonstrará que você sabe trabalhar em equipe e se relaciona bem com pessoas.

Foque em exemplos reais seus. Mostre quais foram seus projetos, experiências e resultados. Por meio de uma história detalhada você deixará claro para a empresa suas competências. 

O recrutador precisa conhecer quem você realmente é para saber se deve ou não contratá-lo e onde poderá desempenhar melhor suas qualidades. Colocando todos esses diferenciais em ação, com certeza você tem grandes chances de ser o escolhido deste processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *