Como 2º suplente, FNP indica Guarulhos (SP) para compor conselho do Comitê Gestor do IBS
Ibrahim El Kadi, atual secretário da Fazenda, do governo do prefeito Lucas Sanches (PL), será o representante guarulhense
Na última sexta-feira (23), a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) selecionou seus representantes municipais para participar do conselho superior do Comitê Gestor do IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços), entidade pública criada em janeiro do último ano para gerir a arrecadação de impostos como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto Sobre Serviços), e entre as cidades selecionadas está Guarulhos (SP).

Ibrahim El Kadi participou também da gestão do ex-prefeito Gustavo Costa (PSD) — Foto: Lucy Tamborino
Entretanto, o município integra o conselho superior da entidade na condição de 2º suplente ao lado de outras 12 cidades com população acima de 200 mil habitantes. A definição da FNP foi ratificada pelo Comitê Gestor do IBS na última terça-feira (27). Diante deste cenário, os indicados das 54 cidades já estão definidos para que o mesmo possa iniciar os trabalhos pertinentes à entidade federal.
O indicado pela Prefeitura foi Ibrahim Faouzi El Kadi, que ocupa o cargo de secretário da Fazenda no governo do prefeito Lucas Sanches (PL). Ele também esteve na gestão do ex-prefeito Gustavo Costa (PSD). A participação efetiva de Kadi somente se dará na ausência do titular Samuel Kinoshita e de seu suplente Rogério Campos, indicados pela gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços) é um dos pilares da Reforma Tributária instituída em 2023. O Comitê Gestor será o órgão responsável por administrar esse imposto, que deverá movimentar cerca de R$ 1 trilhão por ano. A sua competência prevê a coordenação da arrecadação, estabelecer regras de fiscalização, resolução de conflitos, uniformizar procedimentos, julgar litígios administrativos e repasse de valores arrecadados proporcionalmente a estados e municípios.