Por que investir na saúde mental em sua empresa?

Por que investir na saúde mental em sua empresa?

Doenças emocionais são um dos principais motivos de afastamentos no ambiente corporativo. Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo e o quinto com os maiores índices de depressão. No quesito estresse, só perde para o Japão, ou seja, são problemas que necessitam de ações preventivas. Agora, com a pandemia do coronavírus, muitos profissionais também sofreram abalos em razão da perda de entes queridos ou até mesmo pelo fato de terem contraído a doença. 

De olho em sua saúde e também em boas práticas na gestão, vamos mostrar ao longo deste post algumas informações pertinentes sobre o tema. Acompanhe! 

Entenda como a saúde mental afeta na lucratividade das empresas  

Imagine um colaborador que esteja sofrendo de alguma doença mental sem um devido tratamento. Ele poderá faltar em um dia importantíssimo para a empresa. Isso porque as crises não escolhem datas e podem acontecer a qualquer momento. Assim, um contrato pode ser cancelado, sem falar nos prejuízos para iniciar um novo recrutamento, incluindo o período de adaptação do novo contratado. 

Dessa maneira, os custos aumentam consideravelmente em vários sentidos. Para você ter uma ideia da proporção da problemática, somente a depressão custa às empresas brasileiras cerca de US$ 78 bilhões em perdas na produtividade, segundo estudo da London School of Economics and Political Science. Sabendo-se que o ativo mais precioso de uma empresa é o colaborador, quando alguém fica com deficiências no bem-estar acaba trazendo impactos negativos à rotina da organização. 

Inclusive, há problemas de saúde mental que podem até mesmo causar acidentes de trabalho. Portanto, a lucratividade cai consideravelmente, ou seja, nada melhor do que as empresas adotarem ações preventivas e que valorizem a qualidade de vida e também a conscientização. 

Ações efetivas que contribuem com bons resultados    

Destinar apoio aos colaboradores que sofram com alguma doença mental é fundamental no processo de valorização do ser humano e de seus respectivos talentos, sendo inclusive uma prática que ajuda a melhorar os relacionamentos dentro do ambiente corporativo. 

Muitas empresas oferecem planos de saúde, ou seja, é possível o colaborador buscar soluções, como uma terapia ou acompanhamento médico, como de um psiquiatra, por exemplo. A dica é sempre motivar seus funcionários a se cuidarem. Dessa forma, os retornos serão altamente positivos, principalmente no que diz respeito à manutenção de um ambiente emocionalmente saudável, com mais produtividade e consequente lucratividade. 

Ao investir no cuidado da saúde mental dos seus funcionários, o absenteísmo cai e muitos indicadores melhoram, pois os colaboradores estarão mais satisfeitos e motivados para realizarem com maestria suas funções diárias. Outra ação efetiva é manter o diálogo sempre aberto. Assim, é possível sentir como os profissionais estão. Uma boa dica é realizar reuniões, observando os indicadores. Caso haja uma queda brusca em um setor que estava indo bem, muitas vezes pode ser um sinalizador de um problema emocional por parte da liderança.  

Apesar de ser bem difícil em momentos de crise, é importante reservar no orçamento para esse fim. Isso porque trata-se de um investimento importantíssimo na condução de qualquer negócio. Afinal, qualquer produção necessita de pessoas para acontecer. 

Motive as suas lideranças a compreender a situação, sempre oferecendo tratamentos adequados. Quanto mais valorização a sua empresa destinar aos colaboradores, maiores serão as respostas positivas em forma de gratidão, pois ninguém tem problemas emocionais porque quer e muito menos faz isso como forma de afronta.  Trata-se de uma demanda de saúde que necessita de um comprometimento em defesa do ser humano. E, nisso, a prática de atitudes de incentivo à diversidade e combate ao preconceito também entram em cena. 

E você, gostou do nosso post? Então leve informação de qualidade aos seus amigos e familiares! Compartilhe agora mesmo o nosso conteúdo.    

 

0
Logística reversa: entenda como funciona! Como a educação ajuda a superar problemas emocionais 

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.