Quer melhor presente para o dia internacional da leitura do que um bom livro?

Quer melhor presente para o dia internacional da leitura do que um bom livro?

Existe período mais propício para a leitura do que os dias em que estamos vivendo? Com a imposição de isolamento social em razão das medidas preventivas contra o coronavírus, o livro tem se tornado um fiel companheiro de muita gente assim como a internet. E é exatamente no dia 23 de abril que se comemora o dia internacional do livro e também dos direitos do autor. 

Você sabe como surgiu a data? Por que é tão importante nutrirmos o hábito da leitura? É o que vamos mostrar neste post. Acompanhe, mas antes, veja algumas dicas de sites que estão oferecendo obras gratuitas em razão da pandemia, ou seja, aproveite e escolha os livros de sua preferência! 

Amazon 

Você pode conferir mais de 50 mil obras gratuitas neste link da Amazon, ou seja, aproveite e baixe agora mesmo!  

Met Museum 

O Metropolitan Museum of Art, de Nova York, disponibilizou 500 obras sobre artes para dowload gratuito. Confira neste link!  

Livraria Cultura 

A plataforma online da livraria está com vários e-books, quadrinhos e obras para profissionais gratuitas ao longo do período de quarentena. Veja aqui

Open Library 

É uma biblioteca gratuita com mais de um milhão de e-books gratuitos, muitos em inglês, mas também há obras em português. Vale a pena uma visita ao portal

Descubra como surgiu o dia mundial do livro e dos direitos de autor     

O dia mundial do livro e dos direitos de autor foi criado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o objetivo de incentivar os jovens a criarem o hábito da leitura, descobrindo os prazeres de desfrutar de uma boa história, conhecimentos mil, entre tantos benefícios que a leitura traz ao ser humano. 

A escolha do dia 23 de abril aconteceu em circunstância de uma tradição catalã que celebra o dia de São Jorge com o costume de distribuição de rosas para quem comprar um livro. Além disso, a data faz ainda uma homenagem a três grandes escritores: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Veja. Ambos morreram no dia 23 de abril.  

A definição pela Unesco ocorreu em 1995, em Paris, no XXVIII Congresso Geral da Organização das Nações Unidas. 

Abril também é o mês da literatura infantil, comemorado no dia 18, data de nascimento de Monteiro Lobato, criador do Sítio do Picapau Amarelo. O escritor nasceu em Taubaté, no interior de São Paulo e escreveu mais de 35 livros para crianças, além de ter sido promotor de Justiça e fazendeiro.  

Veja os benefícios da leitura  

Tudo que a gente vê ou escuta é formado por palavras. Filmes têm roteiros assim como séries e novelas. Músicas são poemas ou rimas com um ritmo determinado de acordo com o estilo musical. Para escrever é preciso ler. Afinal, é por meio da leitura que o ser humano amplia o vocabulário, torna-se amante da Língua Portuguesa e ainda treina o cérebro para ter ideias brilhantes. 

A leitura ainda ajuda na saúde mental, evitando inúmeras doenças, como o Mal de Alzheimer. Quem lê aproveita bem o tempo, relaxa e fica mais humanizado. Aprende mais, torna-se uma pessoa mais democrática e amplia os horizontes do olhar assim como as possiblidades de geração de renda. Afinal, estamos na era do conteúdo, ou seja, para produzir é preciso manter o hábito da leitura. 

A leitura motiva e faz com que as pessoas saiam da zona de conforto. Desafia. Propõe novas ideias e ajuda até mesmo na conquista de um amor. É uma verdadeira viagem dentro de si mesmo, abrindo os campos da visão. Trabalho introspectivo que só traz benefícios ao ser humano. Quem lê torna-se crítico e aprende a analisar os fatos, ou seja, não cai em qualquer conto do vigário. 

Portanto, leia, incentive a leitura dentro do seu lar e faça com que esse hábito comece nos primeiros anos de vida de seus filhos, sobrinhos, netos…Pais que leem para os filhos ainda na gestação já ajudam nesse aprendizado. Que o dia da leitura seja mais um estímulo para você abrir um livro, uma notícia, um poema, enfim, para desfrutar das palavras. 

E aí, gostou do nosso post? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais!        

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.