Saiba o que uma boa gestão é capaz de fazer na sua empresa

Saiba o que uma boa gestão é capaz de fazer na sua empresa

Apesar de ser um termo muito utilizado, a gestão tem diversos significados, que variam de acordo com o cenário da empresa. 

A definição de gestão é relacionada as atividades administrativas que possuem o objetivo de atingir metas de forma eficiente, utilizando o conhecimento e habilidades da equipe de colaboradores.  

Mas para que isso de fato ocorra é preciso que existam especialistas, que terão como principal responsabilidade manter um grupo de pessoas conectados por um mesmo ideal, por meio de recursos e estruturas existentes no mundo corporativo.  

Vamos conhecer juntos o papel de uma boa gestão e qual a importância de mantê-la em harmonia com a organização. 
 
Os princípios da gestão colocam o processo político-administrativo em prioridade, desenvolvendo os valores humanos e intuitivos. Alguns exemplos dessa prática envolvem: 
– Motivação  

– Participação 

– Estímulo de autonomia 

– Foco em gerenciamento  
 

Basicamente, a gestão é capaz de encontrar métodos eficazes para alcançar o sucesso começando por um olhar mais cuidadoso com a equipe e a potencialização da produtividade.  
 
No século XX a ciência comportamental passou a ser aplicada na gestão como forma de atrelar o colaborador aos objetivos da empresa, dessa forma além da gestão, termos como cultura organizacional e gerenciamento de conflitos se tornaram fundamentais para a administração.  

Sendo assim, a gestão pode e deve ser dividida em diversas áreas, seja voltada para pessoas e comportamento, como a análise, mensuração de dados e até de processos, planejamento e tempo, que promove o acompanhamento próximo e a manutenção ágil.  

Tipos de gestão:  

Gestão de pessoas 

É por meio da gestão de pessoas que os recursos humanos podem adotar práticas que atendam e utilizem de maneira estruturada o desenvolvimento dos colaboradores. Assim, os alinhamentos com base no desempenho também serão avaliados e comunicados de acordo com a necessidade. 
 
Gestão de processos  

A gestão de processos permite o cuidado com o funcionamento do seu negócio, ou seja, quais os caminhos a serem enfrentados até sua conclusão. Aqui, os profissionais devem ter plena consciência de cada etapa envolvendo um projeto para que não exista ruídos na comunicação.  

Gestão do tempo  

Com a organização e o controle adequados, é possível avaliar o tempo e prezar pelo desempenho e entrega de sua equipe. Seu objetivo é melhorar a produtividade e entender os variados tipos de demanda e quais delas podem ser concluídas em mais ou menos tempo.  

Gestão de projetos 

A gestão de projetos é essencial para que as atividades da empresa sejam visualizadas e alinhas corretamente, desde recursos, estratégias e riscos, esse trabalho acompanha um cronograma e possibilita a maior qualidade na entrega e prazos flexíveis.  

A Fundação Getulio Vargas trabalha com especializações essenciais para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e dinamizar metodologias com a aplicação de ferramentas atualizadas e o conhecimento em práticas para a vivência do mundo empresarial. 

Fonte: conexao.com

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.