Saúde emocional em foco: como manter o equilíbrio em meio à crise!

Saúde emocional em foco: como manter o equilíbrio em meio à crise!

Abalos emocionais acompanham a existência humana, mas em períodos de crise, como o que estamos vivenciando, se acentuam. As pessoas estão mais preocupadas, ansiosas, com quedas no faturamento, ou seja, os sentimentos ficam a flor da pele. Nesse cenário, como manter o equilíbrio emocional? 

É o que vamos abordar neste post por meio de algumas dicas que certamente poderão te ajudar a viver melhor. Acompanhe! 

Identifique seus sentimentos  

A identificação dos sentimentos é uma maneira de se autoconhecer, evitando que pensamentos negativos atinjam o seu viver. Por isso, analise o que se passa em sua mente e observe se o sentimento gerado faz sentido. 

Dessa maneira, é possível evitar conflitos e também o estresse, pois muitos problemas são psicossomáticos e acabam gerando outros tipos de demandas.  

Além disso, quem sabe identificar os sentimentos tem mais facilidade para expressá-los, sendo assertivo. 

Exercite-se  

A prática de atividades físicas é um excelente ingrediente para sua saúde emocional. Isso porque o cérebro libera dopamina, um neurotransmissor do prazer. 

Além disso, quem gosta de esportes ao ar livre, como corrida, caminhada, bike e afins ainda pode manter o contato com a natureza, situação que faz o dia ficar bem mais agradável. 

Fora isso, as atividades físicas emagrecem, melhoram a autoestima e são excelentes parceiras para combater a depressão, ansiedade ou estresse.  

Viva mais fora das redes sociais  

As redes sociais podem ajudar a estreitar laços afetivos, mas também prejudicam a saúde emocional se você não tiver equilíbrio. Quem fica muito tempo dentro das redes deixa de aproveitar os momentos da vida. 

Portanto, viva mais e evite aliar tudo com as suas redes. Se você estiver em um local bacana, aproveite esse tempo e não fique preso a necessidade de postar tudo o que se vê. Aprecie, desfrute. 

É importante também evitar as redes sociais porque elas desconcentram e afetam negativamente na produtividade, ou seja, tenha sabedoria. 

Celebre as conquistas    

Reconhecer as conquistas é importantíssimo para manter a motivação e ainda dar um upgrade na saúde emocional. 

Valorize-se e tenha ciência das suas potencialidades. 

Cuide-se 

A saúde emocional é reflexo de um equilíbrio entre todas as partes do ser humano. Assim, invista em sua saúde física, mental, na espiritualidade e também cuide das emoções. 

Procure manter uma alimentação balanceada e evite refrigerantes ou produtos industrializados tão quanto bebidas alcóolicas.  

Tenha ainda bons hábitos, como a leitura e hobbys que preencham o seu dia. Quem gosta de animais pode contar com um pet. A amizade com um cachorro ou gato é uma excelente maneira de valorização da vida. 

E lembre-se sempre que a vida é importante e você tem o seu valor. Beba muita água e não se apegue a bobagens. Evite discussões políticas e seja leve consigo mesmo. 

Seguindo as nossas dicas, certamente você vai viver melhor. E aí, gostou do post? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais! 

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.