Supply Chain 4.0: as tendências de mercado

Supply Chain 4.0: as tendências de mercado

Especialistas do mercado em Supply Chain são categóricos: as transformações da área têm sido profundas. A revolução 4.0 está intrinsicamente associada às novas tecnologias digitais e ao fortalecimento de competências como Internet das Coisas — IoT (focada na interação de máquinas, objetos, ambientes e veículos a sistemas), o Big Data Analytics (uso de dados para análise e gestão de informações), Cloud Computing (computação em nuvem), Machine Learning (Aprendizado de Máquina), Inteligência Artificial (IA), entre outros, dentro da cadeia de suprimentos. Tecnologia de Informação e Supply Chain caminham “de mãos dadas”.

Dessa forma, os processos estão mais ágeis, flexíveis, de baixo custo, com rastreabilidade de ponta a ponta – o que facilita acompanhar e ajustar-se rapidamente às mudanças comportamentais do consumidor final. Portanto, a integração de vendas, marketing e operações com equipes multidisciplinares é imprescindível.

A tendência é que a Cadeia de Suprimentos das empresas integrem cada vez mais parceiros, fornecedores e clientes nos mesmos fluxos internos e externos de processos, tornando a gestão muito mais eficiente.

Segundo a A McKinsey & Company, empresa global de consultoria de gestão que atende empresas líderes, governos, organizações não governamentais e organizações sem fins lucrativos, “no Supply Chain 4.0, a gestão da cadeia de suprimentos aplica as inovações da Indústria 4.0 – Internet das Coisas, robótica avançada, analytics e big data para impulsionar a performance e aprimorar a satisfação do cliente” (https://www.mckinsey.com/industries/consumer-packaged-goods/our-insights/supply-chain-4-0-in-consumer-goods/pt-br).

Entretanto, nada disso será realizável de maneira efetiva se os líderes não forem capacitados, treinados, pois a cultura interna das empresas também está sendo modificada fortemente dentro desse contexto. Líderes e liderados estão mudando o mindset, com troca constante de informações, trabalhando em rede, comunicando-se através de canais digitais muito rapidamente. A competência digital é cada vez mais requerida. É a liderança 3.0!

Confira nosso post sobre RH 3.0: http://conexaoguarulhos.com.br/como-aumentar-produtividade-e-diminuir-turnover-com-equipes-multigeracionais/

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.