Você sabe o que é lifelong learning? Saiba agora!

Você sabe o que é lifelong learning? Saiba agora!

Traduzido do inglês, o termo lifelong learning quer dizer aprendizado contínuo, ou seja, é a busca constante pelo conhecimento, atitude que se faz necessária no atual cenário do mercado, independentemente da sua área de atuação. 

Diante da importância de investir na educação ao longo da vida, elaboramos este post para evidenciar como essa expressão está no auge no atual momento da humanidade. Afinal, a concorrência já é extrema para quem se mantém atualizado. Imagine se você deixar o comodismo estacionar em sua vida. Certamente, as dificuldades aumentarão! Por isso, vamos mostrar neste post como é importante colocar em prática o lifelong learning. Acompanhe! 

Descubra como surgiu o termo lifelong learning  

O espírito de educação para o resto da vida surgiu na década de 70 na Europa, mas ganhou força no mundo nos anos 90. É um estímulo à educação continuada, ultrapassando os limites de idade, nível social e até mesmo das instituições, ou seja, todo aprendizado é válido. 

Assim, o cérebro recebe treinamentos para se manter em constante evolução, fazendo com que o indivíduo melhore tanto no aspecto pessoal quanto profissional. Afinal, é um conceito que abre as portas do século XXI, como evidenciou Jacques Delors, da Unesco. Muito além do que a área educacional, o conceito de lifelong learning também é altamente aplicado no ambiente corporativo. 

Isso porque as empresas que investem no aperfeiçoamento profissional de seus colaboradores ganham mais competitividade e conseguem se destacar no mercado, fortalecendo a cultura organizacional. Afinal, é preciso saber atuar em várias funções, fato que exige constantes aprendizados, ou seja, um processo de formação contínuo.  

Veja a importância do processo de aprendizado constante    

O avanço da tecnologia vem democratizando cada vez mais o ensino e também impõe uma preparação mais adequada por parte dos profissionais. Para quem já está no mercado há mais de cinco anos, nada melhor do que o investimento em um curso de pós-graduação ou MBA, ensinamentos que trazem novas oportunidades e mais sucesso na carreira.  

Quem vivencia o processo de lifelong learning fica mais tranquilo quanto ao futuro, pois sabe que está atualizado para qualquer reviravolta no cotidiano corporativo. O profissional se torna mais motivado e também consegue sempre ter um sentido nas atividades exercidas, pois sempre haverá um novo desafio a ser vencido. 

Dentro da realidade do lifelong learning, existem quatro pilares: 

  • Aprender a conhecer;  
  • Aprender a fazer; 
  • Aprender a conviver; 
  • Aprender a ser.

 São direcionamentos que estão nitidamente sintonizados com o conhecimento holístico, ou seja, integral. Dessa maneira, o mercado exige que os profissionais dominem não somente as técnicas, mas também a arte da convivência, do trabalho em equipe e da valorização do ser humano. 

Portanto, colocar em prática o lifelong learning vai bem além do que o conhecimento teórico. É preciso ser exemplo, inspirando as equipes e também sendo um gestor que faz acontecer, ou seja, é um ensinamento de vida para que as pessoas se tornem melhores e mais humanas!  

E você, quer investir em novos conhecimentos? Então aproveite e entre em contato com a nossa equipe e inscreva-se em um de nossos cursos!

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.