Bancos de sangue de Guarulhos necessitam de doadores dos tipos A e O negativo
Desde abril deste ano, a cidade deixou de contar com o posto da Fundação Pró-Sangue instalado no Hospital Stella Maris
Antônio Boaventura
@antonio.boaventura
Mesmo depois da campanha nacional para doação de sangue realizada na última semana do mês anterior, os bancos de sangue de Guarulhos (SP) estão com estoques baixos, em especial, os tipos A e O negativo. Contudo, desde abril deste ano o município deixou de contar com o Posto da Fundação Pró-Sangue instalado no Hospital Stella Maris.
Bancos de sangue de Guarulhos (SP) estão com seus estoques abaixo do nível ideal para atendimento à população — Crédito: Divulgação
Esta parceria teve duração de aproximadamente quatro anos. De acordo com informações obtidas pelo Conexão Guarulhos, o encerramento da unidade se deu por questões operacionais. No ano anterior, aquele posto foi responsável por coletar cerca de 540 bolsas de sangue por mês. Ou seja, quase 6,5 bolsas por ano. A reportagem entrou em contato com o Stella Maris, via e-mail, mas não obteve qualquer tipo de resposta até a publicação desta matéria.
No momento, Guarulhos (SP) conta com os hemocentros do Hospital Geral (HGG) e o São Lucas. Sem revelar qualquer número, a gestão do São Lucas ressaltou o baixo nível de seus estoques e, que necessita da reposição de todos os tipos sanguíneos, além de revelar que o tipo O negativo é aquele mais utilizado por classificado como universal.
Já o HGG revelou que no ano de 2023 contou com 8.356 doadores, sendo o tipo O positivo o mais doado. Em 2024, a unidade contou com 5.902 doações, até o momento. Atualmente, os tipos sanguíneos O negativo e A negativo estão com estoque baixo, entretanto todas as doações são necessárias. O tipo O positivo foi o mais utilizado em procedimentos no ano de 2023, já o tipo O negativo é o mais utilizado em casos de urgência.
A doação no Hospital Geral pode ser realizada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, sem necessidade de agendamento. Para doar basta apenas apresentar o RG ou outro documento de identificação com foto, e estar dentro dos critérios abaixo:
- Idade entre 18 e 69 anos e 11 meses;
- Ter peso igual ou superior a 50 kg;
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Menores de 18 anos podem doar com autorização dos responsáveis;
- Homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo de 60 dias entre as doações;
- Mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo de 90 dias entre as doações.