Prefeitura atrasa repasse para empresas de ônibus e funcionários podem cruzar os braços
Guarulhos conta com 100 linhas em seu sistema de transporte público e transporta quase 10 milhões de passageiros por mês
Antônio Boaventura
@antonio.boaventura
Além do sistema público de saúde que apresenta problemas no atendimento à população, o transporte público de passageiros pode ser o próximo sistema em Guarulhos (SP) a sentir os efeitos da falta de pagamento da Prefeitura a seus prestadores de serviço. Isso por que a gestão do prefeito Gustavo Costa (PSD) deixou de repassar nos últimos meses a quantia aproximada de R$ 700 milhões às empresas.
Sistema de transporte pode ser paralisado pela falta de pagamento da Prefeitura ás empresas — Crédito: Divulgação
De acordo com o vereador Maurício Brinquinho (PT), que também acumula a presidência do Sincoverg (Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Guarulhos e Região), o valor devido às empresas – Viação Urbana, Vila Galvão, Campo dos Ouros e Cooperativas -, equivalem aos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano.
“Pior que vai parar o transporte público também. Outubro, novembro e dezembro sem o pagamento das empresas de transportes, que revelaram que não conseguir pagar os salários, 13º e o abono dos trabalhadores”, revelou o parlamentar e sindicalista Maurício Brinquinho.
O mesmo também ressaltou as consequências que a situação atual pode causar no sistema de transporte público da cidade caso esta condição permaneça sem solução. Ele ressaltou que os trabalhadores deste sistema podem provocar a paralisação do mesmo em função do não recebimento de seus vencimentos.
“Questões que o sindicato dos condutores conseguimos conquistar neste final de ano. Sem o devido pagamento, é claro, os trabalhadores vão acabar cruzando os braços. A cidade já está sem saúde pública e pode ficar sem transporte público também”, concluiu.
De acordo com informações obtidas pelo Conexão Guarulhos, o município conta com 100 linhas em seu sistema de transporte público, e que estão distribuídas da seguinte maneira: Campo dos Ouros – 19 linhas, Cooperativas – 42 linhas, Vila Galvão – 18 linhas, e Viação Urbana – 21 linhas. Estas são responsáveis por transportar mensalmente quase 10 milhões de passageiros.
A reportagem procurou a Prefeitura de Guarulhos e a Guarupass, empresa gestora do sistema de transporte da cidade, mas não obteve qualquer resposta sobre a situação e a condição atual do respectivo sistema até a publicação desta matéria.