Prefeitura atrasa repasse para empresas de ônibus e funcionários podem cruzar os braços

Guarulhos conta com 100 linhas em seu sistema de transporte público e transporta quase 10 milhões de passageiros por mês

19.dez.2024 às 10h21

Antônio Boaventura
@antonio.boaventura

Além do sistema público de saúde que apresenta problemas no atendimento à população, o transporte público de passageiros pode ser o próximo sistema em Guarulhos (SP) a sentir os efeitos da falta de pagamento da Prefeitura a seus prestadores de serviço. Isso por que a gestão do prefeito Gustavo Costa (PSD) deixou de repassar nos últimos meses a quantia aproximada de R$ 700 milhões às empresas.

Sistema de transporte pode ser paralisado pela falta de pagamento da Prefeitura ás empresas

Sistema de transporte pode ser paralisado pela falta de pagamento da Prefeitura ás empresas — Crédito: Divulgação

De acordo com o vereador Maurício Brinquinho (PT), que também acumula a presidência do Sincoverg (Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Guarulhos e Região), o valor devido às empresas – Viação Urbana, Vila Galvão, Campo dos Ouros e Cooperativas -, equivalem aos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano.

“Pior que vai parar o transporte público também. Outubro, novembro e dezembro sem o pagamento das empresas de transportes, que revelaram que não conseguir pagar os salários, 13º e o abono dos trabalhadores”, revelou o parlamentar e sindicalista Maurício Brinquinho.

O mesmo também ressaltou as consequências que a situação atual pode causar no sistema de transporte público da cidade caso esta condição permaneça sem solução. Ele ressaltou que os trabalhadores deste sistema podem provocar a paralisação do mesmo em função do não recebimento de seus vencimentos.

“Questões que o sindicato dos condutores conseguimos conquistar neste final de ano. Sem o devido pagamento, é claro, os trabalhadores vão acabar cruzando os braços. A cidade já está sem saúde pública e pode ficar sem transporte público também”, concluiu.

De acordo com informações obtidas pelo Conexão Guarulhos, o município conta com 100 linhas em seu sistema de transporte público, e que estão distribuídas da seguinte maneira: Campo dos Ouros – 19 linhas, Cooperativas – 42 linhas, Vila Galvão – 18 linhas, e Viação Urbana – 21 linhas. Estas são responsáveis por transportar mensalmente quase 10 milhões de passageiros.

A reportagem procurou a Prefeitura de Guarulhos e a Guarupass, empresa gestora do sistema de transporte da cidade, mas não obteve qualquer resposta sobre a situação e a condição atual do respectivo sistema até a publicação desta matéria.