Ativista cultural pretende resgatar Prêmio Guarulhos de Literatura após três anos de sua última edição

Sem apoio, iniciativa literária foi encerrada no ano de 2022 e ao longo de cinco anos recebeu quase 10 mil inscrições de todo País

20.dez.2024 às 12h29

Antônio Boaventura
@antonio.boaventura

Enquanto existe vida, existe esperança. É com esse lema que o escritor e psicólogo Auriel Filho pretende resgatar o Prêmio Guarulhos de Literatura, que teve seu início em 2017 e encerrado por falta de apoio no ano de 2022. A iniciativa chegou a receber durante o período que esteve ativo cerca de 10 mil inscrições de todo País.

O escritor gaúcho Emir Rossoni venceu diversas categorias do Prêmio Guarulhos de Literatura no ano de 2019

O escritor gaúcho Emir Rossoni venceu diversas categorias do Prêmio Guarulhos de Literatura no ano de 2019 — Crédito: Divulgação

Devido ao endurecimento da pandemia provocada pelo vírus Covid-19 foi difícil continuar devido à perda de patrocínios dos empresários que também passaram por dificuldades financeiras. O Prêmio Guarulhos de Literatura nunca se utilizou de dinheiro público para ser realizado, explicou o ativista cultural Auriel Filho.

O Prêmio Guarulhos de Literatura premiava as seguintes categorias com troféu e dinheiro: Livro do Ano, Escritor do Ano, Escritor Revelação e Livro Inédito de Poesia. Ao longo desses cinco anos tivemos inscrições de cerca de 9 mil escritores de todo o Brasil. No primeiro ano, somente escritores de Guarulhos (SP) participaram, mas com a repercussão escritores de outras regiões do Brasil solicitaram participação em 2018.

Em todas as edições foram premiados nas quatro categorias 60 escritores sendo de Guarulhos e de todo o Brasil. Estiveram entre os premiados a jornalista Karla Maria com o livro "O Peso do Jumbo", Talita Salvador " Entre dois Mundos", Daniel Perroni Rato escritor e poeta paulista com livro "Anunciação", Emir Rossoni escritor gaúcho com o livro " caixa de guardar vontades".

O Prêmio Guarulhos de Literatura foi um marco pra cidade, principalmente por que colocamos a cidade no mapa literário do Brasil culminando com que o Governo realizasse a Bienal do Livro e a Feira de Livros, além da introdução de ações de Literatura dentro das escolas com atividades como saraus, workshops de construção de textos e uma nova geração de escritores, declarou Auriel.

Com dificuldades para obter apoio da iniciativa privada, Filho entende e acredita que o Poder Público tenha condições de absorver esta sugestão. Ele também revelou que pretende apresentar essa sugestão ao vereador Lucas Sanches (PL), eleito prefeito na última eleição municipal realizada neste ano para englobar o Prêmio em sua política voltada para a Cultura.

Assim que o governo Lucas Sanches nomear o novo secretário de Cultura vou apresentar a proposta para que o governo realize o Prêmio Guarulhos de Literatura. Além disso o Prêmio impulsionou negócios em relação ao livro, a gastronomia, hotelaria e a possibilidade de Guarulhos (SP) se transformar em um futuro próximo na Capital Nacional da Literatura, concluiu.