X FECHAR PUBLICIDADE
Descrição de chapéu Acontece em Guarulhos

Samuel Oliveira, artista Palhaço

Samuel falou com o Conexão Guarulhos sobre seus novos projetos e divulgou suas atividades.

04.out.2025 às 15h52

Fernanda Carvalho

O começo

Samuel começou sua carreira em 2022, nessa época com 22 anos, ele atuava voluntariamente em territórios indígenas, periféricos. Neste período o artista teve contato com os artistas de rua, isso despertou a sua curiosidade e com a ajuda de um amigo malabarista iniciou seus treinos, esse período da vida ele. Coincidiu com sua saída do trabalho formal e como sua grana apertou, a saída foi iniciar seus trabalhos nas ruas, nos semáforos.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira — Foto: arquivo pessoal

Samuel relata que o malabares trouxe consciência corporal e um grande engajamento para cuidar da sua saúde, o artista diz que foi direcionado para o espaço cênico pela afetividade nas relações. Nos projetos que ele participou vía a importância das relações humanas nas comunidades mais carentes, e percebeu que a arte era para ele uma ferramenta de transformação social.

Hoje minha pesquisa é potencializar o campo da afetividade, diz Samuel.
PUBLICIDADE

Sua linha de pesquisa

Atualmente Samuel Oliveira estuda e pesquisa a palhaaria no viés da: comicidade e artistas negros, oralidades e afetividades, para abortar pautas antiracistas e legbtfobias.

Através de seus estudos da palhaçada preta o artista disse está ampliando seus horizontes e entende a negritude mais profundamente trabalhando na linguagem do palhaço. Para quebrar a ideia egocêntrica do que é o palhaço, com um olhar menos agressivo mas relações da cena.

Projetos atuais

Atualmente ele trabalha em dois projetos, Samuel esta em montagem de uma peça, que fala do genocídio do povo Palestino, com estreia em novembro de 2025, e o artista montou uma cena sobre a feira, esta apresentação esta, um dos temas centrais é a alimentação saudável, ele visa integrar algum edital futuramente.

Samuel Oliveira, artista Palhaço

Foto: arquivo pessoal

O futuro.

Samuel Oliveira visa cada vez mais se aproximar de comunidades indígenas, do movimento sem terra ou uma comunidade na qual ele possa fazer seu trabalho artístico e coexistir artisticamente com essa comunidade, ampliando a visão da arte e do fazer artístico.

PUBLICIDADE

Se você se interessou e quer saber mais sobre o Samuel Oliveira e seus trabalho com o malabarismo e seus treinos, atualmente ele tem um grupo de treinos no Cecap em Guarulhos, o contato é pelo instagram @treinos_livrescecap ou pelo seu perfil pessoal @art.samuu.

tópicos

Leia tudo sobre o tema:

Acontece em Guarulhos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE