Em Guarulhos (SP), pedágios free flow começam a ser instalados na Via Dutra

Cobrança deve começar após o término das obras, que estão previstas para o mês de março do próximo ano

19.nov.2024 às 08h44

Antônio Boaventura
@antonio.boaventura

Assim como previsto em setembro de 2020, a rodovia Presidente Dutra, em especial na região que abrange Guarulhos (SP), irá contar com o sistema para cobrança de pedágio denominado de free flow. De acordo com informações obtidas pelo Conexão Guarulhos, os equipamentos já estão sendo instalados com operação prevista para iniciar entre os meses de fevereiro e março do próximo ano.

Encontro da Via Dutra com a rodovia Fernão Dias deve receber os primeiros equipamentos do sistema free flow

Encontro da Via Dutra com a rodovia Fernão Dias deve receber os primeiros equipamentos do sistema free flow — Crédito: Divulgação

Desde o primeiro semestre do ano de 2021, a responsabilidade da gestão da Via Dutra pertence a CCR RioSP, que pertence ao grupo CCR.

A principal discussão nos encontros realizados pelo Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi à cobrança por quilômetros percorridos naquela via de forma proporcional, que passaria a ter validade entre os dois maiores municípios do estado de São Paulo.

Naquela ocasião, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ressalta [sem revelar maiores detalhes] que menos de 20% dos veículos que trafegam na rodovia Presidente Dutra pagam pedágio em função da concentração de carros nos trechos urbanos.

Segundo fontes consultadas pelo Conexão Guarulhos, o sistema a ser utilizado para a implantação teria como objetivo reduzir a tarifa dos pedágios com o pagamento de 100% dos usuários da via. Sendo os descontos para os motoristas realizados de forma gradativa até que a contagem seja totalmente zerada todo começo de mês.

Já o Ministério da Infraestrutura revelou que existia a intenção de testar o novo sistema em um trecho da rodovia, o que ainda está sendo objeto de estudo. Com a aprovação do Congresso Nacional, o free flow vale para os futuros contratos de concessão definido o modelo de implantação e regulamentação. A cobrança inicialmente será apenas para quem utilizar a pista expressa no trecho entre Guarulhos (SP) e São Paulo (SP).

O registro será realizado, através, dos pórticos instalados que irão identificar o veículo. A tarifa será gerada em até 48 horas com prazo de até 15 dias para realizar o pagamento. Quem não quitar o valor será autuado por evasão de pedágio, que é considerada infração grave de trânsito – multa de R$ 195,23, além da adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Durante o processo de discussão da proposta, o prefeito Gustavo Costa (PSD), naquela ocasião, se mostrou contra a instalação de uma praça de pedágio entre Guarulhos e São Paulo, e reivindicou melhorias para a cidade, como o aumento da vazão de 14 córregos sob a rodovia Presidente Dutra para minimizar os problemas das enchentes.

A ideia inicial do governo federal, segundo a ANTT, seria autorizar a nova concessionária a implantar a cobrança de pedágio por quilômetros percorridos, de maneira proporcional ao uso.

O sistema chamado de “free flow”, que cobra por meio de antenas instaladas ao longo do percurso e leva em consideração os quilômetros utilizados pelo veículo, valeria nos quilômetros iniciais da Dutra entre São Paulo e Guarulhos somente na pista expressa, sem qualquer implantação de praça de pedágio na pista marginal, a que é mais utilizada pelos guarulhenses para acesso à cidade e na ligação com a capital.

“Mesmo assim, somos contrários a qualquer tipo de cobrança que penalize as pessoas que moram ou trabalham em Guarulhos (SP). Vamos buscar formas legais de impedir que se cobre qualquer valor aos guarulhenses ”, disse o prefeito.

A CCR RioSP já entregou dois trechos de pistas marginais na região de Bonsucesso da Via Dutra em Guarulhos. O primeiro deles foi no início de abril entre o km 209 e 211 no sentido Rio de Janeiro.

Em maio, a concessionária entregou para o cliente desse trecho da rodovia as obras de ampliação de capacidade de tráfego da Via Dutra (BR-116), na região do trevo de Bonsucesso, na altura do quilômetro 209,500 – sentido São Paulo, e um novo dispositivo de retorno na região da Jacu Pêssego, no quilômetro 213.

Mais recentemente o trecho entre os km 205 e 209 da nova pista marginal sentido São Paulo, na região do Jardim Álamo, foi liberada ao tráfego. O investimento da concessionária é de R$ 1,4 bilhão e geração de mais de 4 mil postos de trabalho.