Câmara de Guarulhos (SP) tem renovação de parlamentares inferior a última eleição

Com quase 19 mil votos, Delegado Gustavo Mesquita (Republicanos) foi o candidato mais bem votado da história do município

18.nov.2024 às 09h11

Antônio Boaventura
@antonio.boaventura

A 19ª legislatura da Câmara de Guarulhos (SP), que tem início no dia 1º de janeiro de 2025 e término no dia 31 de dezembro de 2028, terá 41% do seu quadro de vereadores renovado em relação a legislatura que se encerra no último dia deste ano. Ou seja, esse percentual foi reduzido em quase 6%, já que na eleição anterior o percentual foi de 47%.

crédito: @camaraguarulhos (instagram)

Se no pleito eleitoral de 2020, o vereador Luís da Sede (PSD) foi o candidato com maior número de votos – 8.300 -, nesta eleição coube ao Delegado Gustavo Mesquita roubar a cena e registrar a maior votação da história no município de um postulante à um cargo no legislativo guarulhense ao atingir a marca de 18.841 votos.

Nesta atual legislatura, PSD e Republicanos possuem o maior número de vereadores com seis parlamentares cada. PT e PRTB contam com três representantes cada. Já o novato Mobiliza e o tradicional PSB registram dois vereadores cada. Podemos, Novo, PSDB, Cidadania, MDB, PSOL, Rede, Agir, União Brasil, PC do B, Solidariedade e PL com um vereador cada.

Para o próximo mandato Republicanos e PSD continuam com as maiores bancadas do legislativo guarulhense, mas agora com cinco vereadores cada. DC, Mobiliza e PT vem na sequência com três parlamentares cada, além do PL e Novo, que elegeram dois vereadores cada. MDB, Solidariedade, União Brasil, PRTB, PDT, PSB, PP, PSOL, Cidadania, Rede e PC do B com um cada.Para o próximo mandato Republicanos e PSD continuam com as maiores bancadas do legislativo guarulhense, mas agora com cinco vereadores cada. DC, Mobiliza e PT vem na sequência com três parlamentares cada, além do PL e Novo, que elegeram dois vereadores cada. MDB, Solidariedade, União Brasil, PRTB, PDT, PSB, PP, PSOL, Cidadania, Rede e PC do B com um cada.

Estarão pela primeira vez na Câmara de Guarulhos (SP) os parlamentares: Delegado Gustavo Mesquita (Republicanos), Fernanda Curti (PT), Júnior Caiçara (Novo), Santiago (PL), Carlos Veloso (Novo), Biriba (DC), Pastor Adalberto (Mobiliza), Alemão do Transporte (DC), Daniel Santos (PP), Gutemberg Tavares (PDT), Kléber Ribeiro (PL), Maurício Segantin (Mobiliza), Rafael Marques (MDB) e Daniel Alves (DC).

Por outro lado não conquistaram a reeleição os vereadores: Carol Ribeiro (MDB), Danilo Gomes (Republicanos), Geraldo Celestino (Mobiliza), Jayme Júnior (Republicanos), Jorginho Mota (Agir), Márcia Taschetti (PRTB), Paulo Roberto Cecchinato (PRTB), Romildo Santos (PSD), Sérgio Magnum (Republicanos), Sandra Gileno (PSDB), Vanessa de Jesus (Podemos) e Wesley Casa Forte (PSB).

Em contrapartida, o vereador Lucas Sanches (PL), que não teve o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi eleito prefeito na disputa com Elói Pietá (Solidariedade). Na sua chapa estava o também vereador Thiago Surfista (Novo) na condição de vice-prefeito.