Mais de 200 mil guarulhenses precisam justificar ausência no 1º turno das eleições até esta quinta-feira (05)
Ausência das urnas aumentou em quase 2% do processo eleitoral municipal realizado neste ano para o último em 2020
Antônio Boaventura
@antonio.boaventura
O prazo para justificar a ausência no 1º turno das eleições municipais realizadas neste ano para a Justiça Eleitoral se encerra nesta quinta-feira (05). Em Guarulhos (SP), 206.049 pessoas não compareceram às urnas e precisam apresentar justificativas para que não sejam penalizadas no rigor da lei vigente.
Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições municipais deste ano se encerra nesta quinta-feira (05) — Crédito: Reprodução
No ano de 2020, que teve como resultado a reeleição do prefeito Gustavo Costa (PSD), o município contava com 872.880 eleitores aptos a participarem do processo eletivo. Já neste ano, esse número cresceu cerca de 9%, e a cidade passou a contar com 951.798 pessoas com direito a participar do processo eleitoral.
Contudo, há quatro ano atrás, quase 81% compareceram às urnas no 1º turno daquela eleição. Ou seja, 19% se ausentaram. Já no processo eleitoral realizado neste ano, este índice cresceu em 2%. Em 2020, 700.750 eleitores votaram no turno inicial, o que representa 80,28% do eleitorado. Neste foram registrados 745.749 votos, equivalente a 78,35%.
Aquele que não votar e nem justificar a ausência fica em débito com a Justiça Eleitoral e não tem a certidão de quitação eleitoral. Se não votar em três turnos consecutivos e não justificar, o título fica sujeito a cancelamento. Enquanto não regularizar a situação, a eleitora ou o eleitor não poderá, por exemplo, tirar passaporte, participar de concurso público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos. Para quem tem entre 16 e 18 anos ou mais de 70 anos, o voto é facultativo. O mesmo vale para analfabetos. Devem justificar os brasileiros para quem o voto é obrigatório. Pessoas que vivem no exterior votam apenas no processo eleitoral para presidente e vice-presidente.