Deputado Marcio Nakashima anuncia saída do PDT e cita pressão para apoiar candidato ligado ao governo municipal
Parlamentar afirma que partido estaria sendo pressionado a apoiar Giovanni Sanches (PL), nome defendido pelo grupo político do prefeito Lucas Sanches em Guarulhos
O deputado estadual Marcio Nakashima anunciou, por meio de publicação nas redes sociais, que deixará o Partido Democrático Trabalhista (PDT). No texto divulgado nesta terça-feira (4), o parlamentar relata que, durante uma reunião do diretório municipal da legenda — da qual afirmou não ter sido convidado a participar — foi informado de que o partido estaria sob pressão para apoiar a campanha de Giovanni Sanches (PL) a deputado estadual.

Marcio Nakashima (PDT): Nascido em Guarulhos (SP), em 6 de outubro de 1977 — Foto: Agência Alesp
Segundo Nakashima, a orientação teria partido do presidente da sigla e de um vereador, que teriam relatado a necessidade de alinhamento político com o grupo do governo municipal de Guarulhos. Giovanni Sanches é apontado como o candidato defendido pelo prefeito Lucas Sanches (PL) para a disputa estadual.
Acolho com tristeza a decisão do partido, escreveu o deputado
ao afirmar que, diante do cenário apresentado, não lhe restaria alternativa senão buscar uma nova legenda
onde os valores estejam em consonância com a história de nosso mandato, concluiu Nakashima.
O deputado não detalhou quais tipos de pressões estariam sendo exercidas nem citou nomes além dos já mencionados na publicação. Até o momento, o PDT não se manifestou oficialmente sobre as declarações.
O prefeito Lucas Sanches tem atuado politicamente na articulação de apoios para a candidatura de Giovanni Sanches, que integra o mesmo campo político do governo municipal. A movimentação ocorre em meio às articulações partidárias visando as eleições para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A publicação de Nakashima gerou repercussão nas redes sociais e abre um novo capítulo nas disputas políticas locais, especialmente no campo das alianças partidárias em Guarulhos. O deputado não informou, até o momento, para qual partido pretende migrar.
recomendadas para você
Câmara
Câmara Municipal aprova reajuste salarial de 2% para servidores; projeto segue para sanção do prefeito
A Câmara Municipal de Guarulhos aprovou nesta quinta-feira (8), durante a 19ª Sessão Plenária, o Projeto de Lei nº 178/2025, que trata da revisão geral da remuneração dos servidores públicos municipais. O texto estabelece um reajuste de 2% nos salários do funcionalismo.