Com trecho em Guarulhos (SP), Governo do Estado anuncia ligação entre o Rodoanel Norte e Oeste para 2026

Com 44 quilômetros de extensão, o trecho vai conectar a avenida Raimundo Pereira de Magalhães à Rodovia Presidente Dutra, passando por municípios como Arujá, Guarulhos e São Paulo

17.dez.2024 às 09h10

Antônio Boaventura
@antonio.boaventura

O Governo do Estado, capitaneado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), retomou as obras do Rodoanel Norte, com trecho em Guarulhos (SP), em abril deste ano, após oito anos de atraso de sua entrega. E nesta terça-feira (17), o Executivo paulista anunciou a ligação deste empreendimento com o Rodoanel Oeste tendo como propósito facilitar o acesso ao Porto, da cidade de Santos (SP).

Governo do Estado prevê conclusão da ligação entre o Rodoanel Norte e Oeste até o final de 2026

Governo do Estado prevê conclusão da ligação entre o Rodoanel Norte e Oeste até o final de 2026 — Crédito: Divulgação

“A conclusão das obras do Rodoanel Norte vai possibilitar a ligação do Porto de Santos com a última rodovia que atravessa São Paulo, que é a Fernão Dias, que liga o estado de Minas Gerais ao Nordeste”, explicou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.

De acordo com a gestão Tarcísio de Freitas, esta iniciativa prevê o investimento aproximado de R$ 3,5 bilhões – R$ 1,35 bilhão oriundo do Governo do Estado e R$ 2 bilhões da concessionária Via Appia. A conclusão desta obra de interligação, através de obras a serem realizadas para acesso entre a rodovia Fernão Dias e a avenida Raimundo Pereira de Magalhães, está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2026.

“Também irá facilitar o acesso dessas regiões ao Porto de Santos, expandindo o tráfego e o transporte de produtos e, consequentemente, a competitividade da Baixada Santista”, concluiu o secretário.

Contudo, a entrega para o primeiro trecho do Rodoanel Norte – entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra -, está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. Com 44 quilômetros de extensão no eixo principal, as obras interligarão os trechos Oeste e Leste do Rodoanel Mário Covas, com três ou quatro faixas por sentido e sete túneis duplos e mais 107 obras de arte especiais (grandes construções em infraestrutura, como pontes e elevados).

A confluência inicia com a avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116), com acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381). A alça Norte terá maior influência sobre Santana de Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Arujá, Guarulhos e São Paulo, melhorando a infraestrutura viária e logística na Região Metropolitana.