Nesta edição da série "Revelando Artistas" tivemos a oportunidade de falar com Janaina Reis, atriz, fotógrafa, palhaça, diretora de cinema e uma grande artista da cidade de Guarulhos.
No próximo dia 14 de Outubro o filme de Janaina Reis Palavras desse chão vai estar em exibição no Projeto Cine Bento, não perca. Segue a entrevista.

— Foto: arquivo pessoal.
Como tudo começou:
A carreira de Janaina Reis inicia no teatro e na palhaçaria e a partir de trocas conhece o cinema e se interessa em primeiro momento pela atuação para o cinema e depois vai abrindo seu leque e Janaina começa a conhecer outras áreas do cinema incluindo a direção e fotografia.
O primeiro filme dirigido por Janaina Reis foi o curta “ Doc. Solidão”, junto com a Companhia Bueiro Aberto, que fez a produção. Janaina ainda fala que gosta muito desse filme pois:
Foi muito interessante esse filme [...] ele brinca com essas fronteiras do que é documentário e o que não éJanaina Reis.
Janaina fala que se baseou muito em Eduardo Coutinho e o filme dele Jogo de cena. Ao falar do mercado audiovisual Janaina ainda ressalta que o mercado audiovisual é bem desigual entre homens e mulheres, não existem as mesmas oportunidades para produção de filmes, os acessos não são os mesmos, em questão de financiamento. A diretora frisa a importância de ter mulheres ocupando os espaços de liderança no cinema para que as mulheres consigam estabelecer a mesma quantidade de produção dos homens.
E a sua participação na política de Guarulhos:
Reis conta que sua participação politicamente, nunca se deu por partidos políticos e nem por fazer parte de alguma gestão e sim pelo seu papel como sociedade civil da cidade.Por meio dos coletivos que ela faz parte, seja pela Companhia de Bueiro Aberto ou seja pela ACING e ela também faz parte do Fórum do interior do cinema paulista. Sua participação nos conselhos de cultura, onde se estabelece um espaço democrático entre a população e o poder público para que juntos possam conversar e construir a cultura de Guarulhos.
O projeto Cine Bento:
No próximo dia 14 de outubro às 20hs, Janaina Reis estará no projeto CIne Bento com seu filme “Palavras desse Chão”, um curta metragem que traça um panorama da literatura na cidade de Guarulhos desde o “Letra viva” dos anos 80 até o “Slam do Prego” na atualidade, o filme foi lançado em 2019, e recebeu premiação com menção honrosa no Festival curta Suzano. As vozes que falam no filme são dos escritores e escritoras da cidade de Guarulhos.
A importância do projeto Cine Bento para Janaina Reis é por ser um espaço dentro do Teatro Padre Bento que abre as portas para exibições e debates.
Se você pensar que isso acontece em uma cidade que não tem nenhuma sala pública de cinema é importante para exibição dessas obras, mas também para formação de público, Janaina Reis
A artista ainda realça que o projeto Cine Bento, tem um papel fundamental que é o pedagógico de formação de público com trocas reais entre produção e público, mas que também é uma oportunidade para o munícipe conhecer os filmes produzidos em Guarulhos, temas que falam com a cidade.
Eu acho muito interessante, pois o Cine Bento nasceu por iniciativa de servidores públicos, um lugar legítimo, conclui Janaina Reis
E para o futuro a artista ainda fala que seus planos são simples, ela pretende se manter viva e fazendo arte. Se você quer conhecer mais sobre Janaína Reis acompanhe suas redes sociais.
recomendadas para você
Acontece em Guarulhos
Conheça o Grupo Teatral VP, grupo criado por Rebeca Nishimura. O Grupo teatral estreia sua nova peça “ A vida é uma peça”, no dia 30/09 às 13hs na AFPESP
Dirigida por Rebeca Nishimura terá estreia amanhã às 13hs e tivemos o prazer de conversar com o elenco e compreender mais o processo de atuação e criação dessa peça.