Oposição vencerá no cansaço? Sessão na Câmara já dura mais de 9 horas e pode atravessar a madrugada
Desde às 14h, vereadores discutem pacote de leis enviado pelo prefeito Lucas Sanches. Oposição impõe ritmo lento e pressiona base do governo com longos discursos e pedidos de esclarecimentos.
A terça-feira (26) tem sido longa na Câmara Municipal de Guarulhos. Desde às 14h, os vereadores estão reunidos em sessão extraordinária para analisar um pacote de projetos de lei encaminhado pelo prefeito Lucas Sanches (PSD). Às 23h05, os trabalhos ainda segue em andamento — e a expectativa é de que a votação avance pela madrugada.

33ª 34ª 35ª Sessões Extraordinárias 30/06/2025 — Foto: Karina Yamada / CMG
O clima é de tensão. Enquanto a base governista tenta garantir a aprovação do pacote, a oposição tem adotado estratégias regimentais para retardar a tramitação. Com sucessivos pedidos de fala "pela ordem", intervenções "pela liderança da oposição", apartes e questionamentos formais, os parlamentares contrários ao governo têm conseguido manter o ritmo lento da sessão e estender os debates por horas.
Essa oposição que temos aqui, infelizmente, é fraca, é frouxa. Eu quero ver a oposição fazer o que está fazendo hoje direto, não só agora..., declarou o presidente da Câmara, Martelo, durante a sessão.
Até o momento, parte dos projetos já foi votada, mas ainda há itens sensíveis na fila, com impacto orçamentário e mudanças administrativas que geram resistência dentro do próprio plenário. A sessão, que começou à tarde, entrou pela noite sem perspectiva clara de encerramento.
Apurações do Conexão Guarulhos indicam que esta já figura entre as sessões mais longas do ano. Apesar do avanço da hora e do desgaste físico no plenário, a oposição mantém a estratégia de sustentação do debate.